Cruzeiro e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O encontro de mineiros e paulistas pode ser considerado o famoso “duelo de seis pontos”, já que as equipes estão bem próximas na tabela de classificação, separadas apenas por um gol de diferença nos critérios de desempate.
Em quinto lugar, o Cruzeiro tem 41 pontos em 25 jogos. A mesma pontuação do São Paulo, que está em sexto por ter marcado um gol a menos. Ambas as equipes têm o mesmo número de partidas, mesmo número de vitórias (12), de empates (5) e derrotas (8). O que coloca o time celeste à frente na classificação são os gols marcados.
O Cruzeiro marcou 34 gols, o São Paulo fez 33, e ambos os times sofreram 26. A equipe de Fernando Seabra tem oito de saldo, contra sete do time de Luis Zubeldía.
O Cruzeiro
O Cruzeiro teve intervalo de 14 dias entre sua última partida e o compromisso com o São Paulo. O time venceu o Atlético-GO por 3 a 1, no dia 1º de setembro, na 25ª rodada do Brasileirão.
O período sem partidas por causa da Data Fifa foi bom para o Cruzeiro recuperar alguns atletas. Os atacantes Gabriel Veron e Lautaro Díaz se recuperaram de problemas médicos. Veron melhorou da lesão muscular na coxa esquerda, enquanto Lautaro melhorou sua condição física. O argentino não participou dos últimos jogos por alto desgaste.
A dúvida do técnico Fernando Seabra está no meio-campo. O meia-atacante Álvaro Barreal, por incômodo no tornozelo esquerdo, ficará de fora do confronto deste domingo.
Nas demais posições, o técnico Fernando Seabra não tem problemas. Nesta semana, o treinador ganhou o retorno de William. O lateral-direito estava a serviço da Seleção Brasileira na Data Fifa.
William, apesar de convocado pelo técnico Dorival Júnior, não entrou em campo contra o Equador e Paraguai.
O São Paulo
O São Paulo vem de três jogos sem vitórias, sendo que o empate diante do Atlético na última semana resultou na eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil. Sendo assim, o Tricolor busca reação contra o Cruzeiro para retomar a moral para a Copa Libertadores, um dos focos da equipe depois da queda no torneio nacional.
De olho no confronto com o Botafogo na próxima quarta-feira (18), pelas quartas de final da Libertadores, é possível que o São Paulo poupe algumas peças importantes contra o Cruzeiro. Lucas moura, por exemplo, retornou da Data Fifa pela Seleção Brasileira e, desgastado, logo entrou em campo para enfrentar o Atlético.
Para o jogo contra o Cruzeiro, o Tricolor garantiu a presença de Sabino e Rodrigo Nestor, que foram suspensos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O clube conseguiu um efeito suspensivo, e a dupla está à disposição do técnico Luis Zubeldía. Os lesionados Ferreirinha, Pablo Maia, Alisson e Patryck serão desfalques.
Já o lateral-direito Rafinha e o meio-campista paraguaio Damián Bobadilla estão suspensos automaticamente pelo terceiro cartão amarelo no Brasileirão e também estão fora da partida.
O lateral-esquerdo norte-irlandês Jamal Lewis e o meio-campista argentino Santiago Longo foram relacionados pela primeira vez e podem estrear pelo Tricolor diante do Cruzeiro.
CRUZEIRO X SÃO PAULO
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
São Paulo
Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Sabino e Welington; Marcos Antônio, Liziero e Luciano; Erick, André Silva e William. Técnico: Luis Zubeldía
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 15 de setembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Arbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA) GO
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Eduardo Goncalves da Cruz (MASTER-MS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR/FIFA-RN)
Transmissão: Amazon Prime, Globo, Premiere, SporTV; A Itatiaia transmitirá a partida no rádio (95.7 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e 610 AM) e exibirá a jornada esportiva no YouTube com imagens da cabine do estádio.