Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

CBF divulga áudio de VAR em lance de gol polêmico do Cruzeiro sobre o Vitória

Árbitro de vídeo confirmou o gol de Matheus Henrique após analisar lance que gerou muita reclamação no Barradão

Matheus Henrique fugiu de polêmicas ao ser perguntado se bola havia pegado no seu braço

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (20), o vídeo com a revisão do lance que originou o segundo gol do Cruzeiro, no empate em 2 a 2 com o Vitória, no estádio Barradão, na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nas conversas entre árbitro de campo e árbitro de vídeo (VAR), o responsável por analisar a jogada não informou categoricamente que a bola pegou no braço do volante Matheus Henrique.

“Aí não dá para ver, pela invertida. Marcelo, checado, checado, tudo ok. Não tem nada que defina, parece que pega numa região permitida”, disse o responsável pelo VAR, em conversa com o árbitro de campo, Marcelo de Lima Henrique.

Jogadores e comissão técnica do Vitória reclamaram do toque de mão na origem da jogada, quando o volante cruzeirense Matheus Henrique ajeita a bola, antes de iniciar a jogada de ataque. O árbitro Marcelo de Lima Henrique cobrou que os atletas aguardassem a checagem do VAR.

“Gol legal (...) Mão de ninguém, mão de quem, cara? (...) Mão de referência não é pênalti, não é falta. Não empurrou. (...) Sai, porra. Tá demorando, olhando muito detalhe, vamo lá. (...) Braço colado lá. Não foi falta lá. (...) Está demorando. (...) Eu sei, meu amigo, mesmo assim. (...) Sai daqui, ô, Cruzeiro, sai. Sai, não vai adiantar. Sai, fica aí", falou enquanto acontecia a checagem do gol.

Empurrão de Dinenno?

No mesmo lance, o VAR também analisou um possível empurrão do atacante Juan Dinenno, do Cruzeiro, em um jogador do Vitória, antes da cabeçada que garantiu o segundo gol.

“O braço é um braço de referência que não impacta”, analisou, gerando concordância de toda a equipe de arbitragem.

Questionado na zona mista após o duelo entre Vitória e Cruzeiro se havia dominado a bola com o braço, Matheus Henrique evitou entrar em polêmica.

“Ainda não vi o vídeo. Mas vi as pessoas falando (sobre o lance e a possível mão na bola). O Luan, no vestiário do Vitória, (eu) estava trocando camisa, e eles falaram. Isso não é parte minha. Tem os árbitros, tem o VAR. Se foi mão ou não, teria que partir deles”, disse.

Veja todo o diálogo da análise do segundo gol do Cruzeiro

VAR 1: Mesma posição. Está em jogo, atenção à área, Diogo.

VAR 2: Impedimento, teve um desvio no meio. Possível impedimento ali (...) Decisão de campo é gol, tá?

VAR1: Volta desde o início, quando ele tira a primeira bola, cruza. Pode ser pela goal line tudo, pode acelerar. Aqui uma possível mão, pela invertida vai ser (câmera). aqui, uma possível mão aqui. Para no momento do contato. Gira para mim pela cinco, gira todas que tu tem. Tem que pegar uma desse lado de cá. Avisa que estamos checando possível desvio (na mão). Estamos verificando possível mão no domínio do Matheusinho (Matheus Henrique). Bota para mim, 16 e 50, nessa mão ai. Pela 1650, Paulo. Solta aí agora, acelera para ver o jogo. Segue, acelera, acelera. Volta aí que eu preciso pegar essa mão. Segue até o final, segue até o final, segue até o final. Segue, segue, acelera, Paulo, pode acelerar, mais, mais. Segue. Aqui, esse empurrão pela microrede. Pela 5 e pela 4 depois. Tem uma carga, bota pela 1650. A mão, cara, é uma mão de disputa. Vou voltar só na possível mão do Matheusinho no início da jogada. Tem uma possível mão. O braço é um braço de referência que não impacta. Vou ver só um possível mão do Matheusinho no início do APP. Para no contato, aqui ó. Tem que ver onde pegou essa bola. Roda todas (câmeras) que tu tem. Quero a individual, só ela na tela. Para no contato, Paulo. Aí, deixa correr o lance. Segue, venha comigo. Segue, vai girando, looping. Aguarde, tá. Aqui, ó, segue. Para no contato. Não, aí não dá para ver, pela invertida. Marcelo, checado, checado, tudo ok. Não tem nada que defina, parece que pega numa região permitida.

Marcelo de Lima Henrique: Gol legal. Mão de ninguém, mão de quem, cara? Mão de referência não é pênalti, não é falta. Não empurrou. Sai, Porra. Tá demorando, olhando muito detalhe, vamo lá. Braço colado lá. Não foi falta lá. Está demorando. Eu sei, meu amigo, mesmo assim. Sai daqui, ô, Cruzeiro, sai. Sai, não vai adiantar. Sai, fica aí.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.