O Cruzeiro planeja intensificar, a partir da próxima semana, os trabalhos para convencer o zagueiro colombiano Yerry Mina de assinar um contrato com o clube. Conforme apurou a Itatiaia, o agente do jogador, Simone Rondanini, desembarcará no Brasil em 5 de junho para ouvir clubes interessados no defensor de 29 anos.
Rondanini, que também cuida da carreira do meia Federico Valverde, do Real Madrid, acompanhará, de Londres, a final da Champions League. Neste sábado (1º), às 16h, os espanhóis disputam o troféu em duelo contra o Borussia Dortmund, da Alemanha.
Nos últimos dias, o Inter foi outro clube brasileiro que demonstrou interesse na contratação de Mina após um pedido do técnico Eduardo Coudet. Antes, Botafogo e Atlético sinalizaram com esse desejo. É possível que o Colorado também se reúna com o agente do jogador no país.
Apesar da viagem de Rondanini ao Brasil, o Cruzeiro sabe que terá trabalho para contratar o zagueiro. Há um desejo de Mina de seguir na Europa. O clube celeste, por outro lado, aposta no projeto e na boa relação de Alexandre Mattos com o próprio jogador, com quem trabalhou no Palmeiras, e membros do estafe.
Simone Rondanini e o zagueiro Yerry Mina, na mira do Cruzeiro
Yerry Mina
Mattos trabalhou com Mina no Palmeiras entre 2016 e 2017, antes de ser vendido ao Barcelona por R$ 48 milhões, em 2018.
Naquela época, Mina foi a segunda maior venda da década no Palmeiras, ficando atrás apenas de Gabriel Jesus, negociado com o Manchester City-ING por R$ 121 milhões.
Alexandre Mattos contratou Mina para o Palmeiras, após o defensor se destacar no Independiente Santa Fe, da Colômbia, em 2016.
Na última temporada, Mina defendeu a camisa do Cagliari, da Itália. Foram 14 jogos e dois gols marcados. Na Europa, além do Barça, ele vestiu as camisas de Fiorentina, da Itália (sete jogos), e Everton, da Inglaterra (99 jogos).
Janela de transferências
Vale lembrar que, mesmo que acerte a contratação de Mina na próxima semana, o Cruzeiro só poderia inscrever o jogador para suas competições a partir de 10 de julho, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) abrirá a janela de registros.
Até aqui, o clube celeste, já sob comando do empresário Pedro Lourenço, anunciou a contratação do goleiro Cássio, ex-Corinthians.