O martelo pela saída do goleiro Rafael Cabral ainda não foi batido no Cruzeiro. Mesmo com o interesse de pelo menos dois clubes, Santos e Red Bull Bragantino, a situação do camisa 1 segue indefinida. Essa dúvida em relação ao futuro do jogador faz a diretoria celeste ir ao mercado em busca de uma eventual reposição.
Dois nomes foram sondados nos últimos dias pelo departamento de futebol cruzeirense: o jovem Matheus Cunha, do Flamengo, e o experiente Richard, do Ceará.
Matheus Cunha, de 22 anos, é o reserva do argentino Rossi no Flamengo. Enquanto Richard, de 33 anos, se tornou o titular do Ceará após a grave lesão no joelho esquerdo de Fernando Miguel.
De acordo com apuração da Itatiaia, o interesse do Cruzeiro em Matheus Cunha é antigo. Antes mesmo da renovação contratual do goleiro com o Rubro-Negro, em junho de 2023, o clube tentou a contratação do jogador. O novo vínculo do jogador com o time carioca é válido até dezembro de 2025.
Em relação a Richard, segundo informações da reportagem, não houve proposta pelo jogador, apenas consultas foram feitas nos bastidores.
As informações do interesse do Cruzeiro em Matheus Cunha e Richard foram antecipadas pelo GE e OPovo. Ambas foram confirmadas pela Itatiaia.
Impasse envolvendo Rafael Cabral
Na noite do último sábado (13), Rafael Cabral virou notícia por deixar a concentração do Cruzeiro na véspera da estreia no Campeonato Brasileiro. A justificativa naquele momento era a de que o jogador tinha uma negociação em andamento. O clube, em questão, era o Santos. Por causa disso, o jogador acabou sendo retirado da lista de relacionados para a partida contra o Botafogo, no domingo (14), no Mineirão.
Além do Santos, de acordo com informações apuradas pela Itatiaia, o Red Bull Bragantino também tem interesse em Rafael Cabral.
A saída de Rafael Cabral da Toca da Raposa um dia antes do confronto com a equipe carioca pegou os jogadores do Cruzeiro de surpresa.
Sem uma definição sobre o futuro, Rafael Cabral tem até o dia 19 de abril para acertar com outra equipe. Ele aproveitaria que a janela de transferências ainda está aberta.
Apesar de todo o imbróglio, uma permanência na Toca da Raposa II ainda não está descartada.
Bronca da torcida com o goleiro
A cobrança do torcedor em relação a Rafael Cabral aconteceu após a perda do título mineiro para o Atlético e foi acentuada com a falha cometida pelo goleiro, no empate em 3 a 3 com o Alianza-COL, na segunda rodada do Grupo B, na Copa Sul-Americana.
Rafael Cabral
“Acho que, desde quando cheguei, vivi momentos de críticas e momentos de elogios. E nunca me apeguei a isso. Quando me ovacionaram, eu era o mesmo… Quando me criticam, me vaiam, eu sou o mesmo. O que eu não quero é prejudicar a equipe. Se a minha presença prejudicar a equipe, eu vou ser o primeiro a pedir para sair”, respondeu Rafael Cabral.
Quem é Richard
Revelado pelo São Paulo em 2010, Richard, de 33 anos, rodou o interior paulista e o Paraná antes de desembarcar no Ceará, em 2019. Já são seis temporadas pelo clube cearense, com altos e baixos. Em 2024, ele começou a temporada como reserva de Fernando Miguel, contratado do Fortaleza. Mas uma grave lesão no joelho do reforço fez Richard voltar a se titular, e ele acabou como herói do título cearense, sobre o arquirrival, ao pegar dois pênaltis na decisão.
Quem é Matheus Cunha
Com passagens pelas divisões de base do São Paulo, Matheus Cunha chegou ao Ninho do Urubu, em 2021, ainda no Sub-20. Integrado aos profissionais, o camisa 25 teve sua sequência como titular sob comando de Jorge Sampaoli, em 2023, aproveitando a brecha pela lesão de Santos.
Foi justamente neste período que o clube o procurou para renovar seu contrato até dezembro de 2025. Contudo, com a chegada de Tite, em outubro, Agustín Rossi assumiu a titularidade e não perdeu mais o posto. Tanto que, na atual temporada, Matheus Cunha só atuou três vezes, em jogos que o Flamengo atuou com reservas e jovens da base.