Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Por que artilheiro da base do Cruzeiro tem pouca chance no time principal?

Artilheiro da base, atacante ainda busca espaço com Paulo Autuori, que explica a situação do atleta na Toca da Raposa II

Fernando é uma das apostas do Cruzeiro, e torcedor pede mais chances ao atacante

O atacante Fernando, de apenas 18 anos, busca espaço no time principal do Cruzeiro. O torcedor celeste, até pelo histórico do jogador nas categorias de base, deseja ver o atleta sendo escalado pelo técnico Paulo Autuori.

Fernando marcou 26 gols em 42 partidas pelo Cruzeiro nesta temporada. Ele foi campeão mineiro e da Copa do Brasil Sub-20. O atacante chegou ao clube em agosto de 2022, como reforço da equipe sub-17.

Mesmo com esse cartão de visitas na base, o atacante não tem tido muitas oportunidades. O que gerou explicações por parte da comissão técnica do Cruzeiro.

"(Fernando) Já esteve no banco. Não é porque tem 20 gols, é um jogador que estava sendo analisado. Ele conseguiu ir bem. Mas, as coisas não são análises simplistas, que tem 20 gols, vai entrar e vai fazer também (no profissional)”, disse Autuori, em entrevista coletiva após o empate em 2 a 2 do Cruzeiro com o Vasco, em partida atrasada da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fernando estreou no time principal do Cruzeiro no dia 19 de outubro, na derrota cruzeirense por 2 a 0 para o Flamengo, na 27ª rodada do Brasileirão. O atacante ficou cinco minutos em campo.

O jogador ficou no banco de reservas nas vitórias por 1 a 0 em cima do Atlético, na Arena MRV, na 28ª rodada, e no 3 a 0 em cima do Bahia, no Mineirão, na 29ª rodada. Ele também ficou como suplente na vitória por 1 a 0 em cima do Fortaleza, em jogo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em relação ao jogo com o Vasco, Fernando ficou fora até do banco. Isso, um dia depois de o Cruzeiro revelar a aquisição de 50% dos direitos do jogador.

“No dia a dia você tem que ver a maturidade futebolística dos jogadores. Fernando tem capacidade interessante de ver o jogo. Nós temos que te atenção, porque a quantidade de jogadores novos que estão jogando, em um momento que poucos (técnicos) os utilizariam. Nós estamos tendo convicção. Estamos analisando no dia a dia”, analisou Autuori, dando mais detalhes sobre a evolução de um atleta da base.

“Aí entram os quatro pilares. Quatro pilares: físico, tático, técnico e mental. A nossa análise é essa. Isso mostra se tem maturidade futebolística ou não para entrar. Se ele entra e não faz gol, o que vão dizer? Precisamos de um nove, o mundo do futebol precisa de alguém que faça gol”, questionou.

Para ter Fernando em definitivo, o Cruzeiro pagou ao Água Santa-SP a quantia de R$ 500 mil por 50% dos direitos econômicos. Caso queira, o clube celeste ainda poderá comprar mais 20% pelo mesmo valor no futuro.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.