Sócio-majoritário das ações da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno é considerado, por muitos, o maior centroavante da história do futebol. Revelado pela Raposa, o ex-jogador teve, há 30 anos, sua maior atuação com a camisa estrelada.
Em uma partida contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro de 1993, no Mineirão, o Fenômeno marcou cinco vezes, e foi protagonista absoluto de uma goleada celeste, por 6 a 0. O também atacante Careca fez o outro gol do Cruzeiro naquela oportunidade.
Na cabine da Itatiaia, o Mais Vibrante, Alberto Rodrigues foi à loucura com os gols do “Garoto de Ouro” no Gigante da Pampulha. Vale lembrar que, naquele jogo, Ronaldo, que ainda não era “Fenômeno”, assumiu a artilharia daquela edição de Brasileirão. Ouça a narração da Rádio de Minas:
Ficha técnica do jogo
Data: 07/11/1993 (domingo) - Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Público (renda): 8.079 pagantes (CR$ 2.857.600)
Arbitragem: Antônio Pereira (GO), auxiliado por Filomeno Dourado (GO) e Selma Leopoldina (GO)
Gols: Ronaldo, aos 12’/1ºT, aos 31’/1ºT, aos 37’/1ºT, aos 37’/2ºT e aos 44’/em2ºT e Careca, aos 22’1ºT
Cruzeiro: Sérgio; Paulo Roberto, Toninho, Robson e Nonato; Ademir, Boiadeiro (Rogério Lage), Macalé e Zelão; Ronaldo e Careca (Webert). Técnico: Carlos Alberto Silva.
Bahia: Rodolfo Rodriguez; Ronald, Jorginho, Vilmar e Rogério (Naldinho); Lima, Marquinhos, Arturzinho (Emerson) e Ramon; Marcelo Ramos e Bonato. Técnico: Antônio Leone
Atualidade
Adversários desta quarta-feira (25), Cruzeiro e Bahia fazem, no mesmo palco do duelo histórico, um confronto contra o rebaixamento. As equipes são concorrentes diretos, já que ambas têm 34 pontos na tabela de classificação.