Às vésperas da final da Copa do Brasil Sub-20, o técnico Fernando Seabra analisou a preparação do Cruzeiro para o duelo com o Grêmio. As equipes vão se enfrentar neste domingo (15), às 11h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
De acordo com o treinador, o Cruzeiro começou a estudar o time do Grêmio em meio à final do Campeonato Mineiro Sub-20. Na última quinta-feira (12), os comandados de Seabra venceram o Coimbra e levantaram o troféu na Toca da Raposa II.
“Estamos fazendo tudo em paralelo, intercalado. Estudamos o Grêmio na hora que acabamos de preparar o jogo contra o Coimbra. Tem que virar a chave, curtir um pouco, mas temos que focar nos treinos para preparar essa grande final da Copa do Brasil”, afirmou.
Título do Mineiro aumentou a motivação do Cruzeiro
Na opinião de Seabra, o título do Cruzeiro no Estadual aumentou a motivação do elenco para a decisão contra o Grêmio.
"É um momento de muita concentração, precisamos dar esse sprint final, os jogadores merecem jogar no auge de sua capacidade. A gente confia no trabalho da equipe como um todo, isso fortalece demais o grupo”, complementou.
Críticas ao calendário de jogos na base
Antes da final, o técnico cruzeirense também avaliou o calendário da base. Em meio à maratona de jogos, Seabra disse que sua equipe não chegará nas condições ideais física e mentalmente.
“Precisa ter uma racionalização do calendário, porque entre jogos tem a logística de viagem e o período de recuperação. Para ela ser completa, inclusive mental, o ideal são quatro dias entre os jogos. Muitas vezes se joga em três dias. Além da recuperação, é preciso dar treinos aquisitivos para o jogador da base, porque assim ele não melhora individualmente”, concluiu.
Cruzeiro terá dois desfalques
Em busca do título inédito da Copa do Brasil Sub-20, o Cruzeiro terá dois desfalques importantes na decisão contra o Grêmio. Os atacantes João Pedro, de 20 anos, e Ruan Índio, de 17, foram relacionados por Zé Ricardo para o duelo com o Cuiabá, na Arena Pantanal.
À disposição do time principal, João Pedro e Ruan Índio podem estrear na Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado (14), às 21h (de Brasília).