O técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo, revelou, nesta quinta-feira (12), se alguns atletas do sub-20 terão oportunidades no time principal ainda em 2023. Em meio à oscilação da equipe celeste na Série A do Campeonato Brasileiro, muitos torcedores pedem chances de jogadores da base. No entanto, segundo o treinador, o processo não é simples.
Antes da bola rolar pela decisão do Mineiro Sub-20, Zé Ricardo afirmou que o Cruzeiro utilizará alguns garotos, mas não garantiu que eles serão relacionados para os jogos do Brasileirão.
“Alguns desses meninos, provavelmente, vão treinar com a gente de forma mais efetiva, diariamente. Com isso, vamos poder observar qual será o desenvolvimento deles na categoria profissional, que é diferente. Eles precisam se adaptar e entender a grandeza de defender o profissional do clube. Há uma diferença e existem armadilhas também que essa transição coloca”, disse.
De acordo com o técnico do Cruzeiro, reuniões foram feitas na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, para discutir o aproveitamento da base no elenco de cima.
“Tivemos reuniões nesta semana com esse tema e teremos atletas trabalhando com a gente no dia a dia. Se vão estar nas próximas relações, vai depender de muitos aspectos, principalmente da maneira como vão encarar isso e aproveitar as oportunidades”, complementou.
Elogios a Ruan Índio
Na ocasião, Zé Ricardo também rasgou elogios ao atacante Ruan Índio. O jovem, de 17 anos, é um dos xodós da torcida e tem se destacado na categoria sub-20.
“O Ruan é muito jovem, tem 17 anos e está aproveitando bem as oportunidades na categoria de base. Ele já treinou duas, três vezes conosco. No momento certo, onde ele se sentir mais à vontade, vai acontecer. Se vai ser agora ou depois, não acho justo colocar o peso de fazer gols em um menino de 17 anos. Ele tem um futuro promissor, mas potencialidade é diferente da realidade. Ele está sendo bem trabalhado e a gente espera que, em breve, ele possa fazer parte do nosso elenco profissional”, concluiu.