Enquanto técnico do Cruzeiro, Pepa,
Alex, campeão da Tríplice Coroa com o clube celeste em 2003, fez um “estágio” na Toca II após sua saída do Avaí, o último clube que comandou no futebol nacional.
Nem só no Cruzeiro o ex-meia Alex passou esse período de observação participante. Ele também esteve no Palmeiras, outro clube onde é idolatrado, e que também é comandado por um treinador português.
“Quando acaba (a passagem pelo Avaí), eu me sento com o João Paulo e o PC, que eram os meus auxiliares, e falei que não iríamos assumir nenhum time por ora, mas fazer observações de dentro de clubes que a gente tenha alcance e eles permitam que a gente faça isso. Eu tentei com alguns treinadores, mas eles não deram essa liberdade. Aí eu liguei para o Abel (Ferreira), e ele liberou. Passei uma semana no Palmeiras. Eu também passei uma semana no Cruzeiro”, disse, em participação no programa Resenha ESPN.
Alex disse que a abertura nos clubes foi tão grande, que ele se sentiu como um membro das comissões técnicas celeste e alviverde.
“Eu tenho um agradecimento enorme ao Abel e ao Pepa, assim como ao Palmeiras e ao Cruzeiro, porque eles abriram todas as situações para mim. A conversa do Abel e do Pepa no primeiro dia foi a seguinte: ‘Você vai participar aqui, nesta semana, como se fosse um membro da comissão técnica”, comentou.
Alex no Avaí
Sob o comando do Avaí, Alex disputou jogos do Campeonato Catarinense e da Série B deste ano. Foram 18 jogos, seis vitórias, quatro empates e oito derrotas. Nesse meio tempo, o Leão marcou 22 gols e sofreu 25.
No Estadual, foi eliminado pelo rival Criciúma precocemente, nas quartas de final. Após dois empates por 0 a 0, o confronto foi decidido nos pênaltis. O Tigrão venceu por um impressionante placar de 14 a 13.
O Avaí foi a primeira experiência de Alex como treinador de um time profissional. Anteriormente, o comandante havia assumido apenas o sub-20 do São Paulo.
Alex no Cruzeiro
Alex tem uma história vencedora no Cruzeiro. Em 2003, conquistou três importantes títulos (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) e foi o principal jogador do futebol brasileiro naquele ano.
Apesar da brilhante passagem no ano da Tríplice Coroa, Alex já havia tido uma experiência frustrada com a camisa celeste, em 2001. No geral, o jogador acumula 121 jogos, 64 gols e 61 assistências pelo Cruzeiro.