O duelo entre Santos e Cruzeiro vai colocar, frente a frente, duas equipes que estão próximas na classificação, mas têm características bem diferentes. Os rivais se enfrentam na próxima quinta-feira (14), às 19h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Santos está na zona de rebaixamento. O Peixe é o 17° colocado, com 21 pontos. O Cruzeiro está acima na tabela, com 26 pontos e na 12ª posição. O duelo pode ser considerado um confronto direto, pois pode deixar os dois times quase colados na classificação.
Apesar da proximidade na tabela, os dois times têm um ponto bem diferente: o sistema defensivo no Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro tem um bom sistema defensivo na Série A. Apesar das críticas, a equipe sofreu apenas 20 gols no Campeonato Brasileiro. É a quarta melhor defesa da competição, com média de menos de um por partida.
Em nove dos 22 jogos disputados, o Cruzeiro não foi vazado, o que mostra consistência do setor defensivo. Em apenas dois jogos o time levou três gols (empate com o Athletico-PR e derrota para o Grêmio, ambos fora de casa).
Do outro lado, o Santos tem a terceira pior defesa da competição. São 36 gols sofridos em 22 partidas realizadas, média de 1,63 por jogo.
O Santos fez 11 jogos em casa no Campeonato Brasileiro. Em oito deles, o time levou pelo menos um gol. São 15 sofridos em casa.