Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Passagem de Dourado no Cruzeiro foi marcada por discussão e ‘irritação’ de Pepa

Atacante teve o contrato rescindido pelo clube celeste nesta terça-feira (1º), em Belo Horizonte

Henrique Dourado fez apenas um gol na segunda passagem pelo Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, na tarde desta terça-feira (1º), a rescisão de contrato com o atacante Henrique Dourado, de 33 anos. Ele tinha vínculo até o final da temporada.

A segunda passagem pela Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, durou pouco mais de três meses e tem números até piores que a primeira.

Em 2015, depois de ter sido oficializado pelo clube celeste, o ‘Ceifador’ marcou apenas um gol em 11 partidas. Reserva de Leandro Damião, Dourado rescindiu o contrato, de forma amigável, cerca de seis meses após a contratação.

Segunda passagem de Dourado pelo Cruzeiro

Já em 2023, contratado no dia 18 de abril, Henrique Dourado estava livre no mercado e chegou para fazer “sombra” ao então titular Gilberto. Os dois chegaram a brigar pela titularidade, mas, nos últimos jogos, perderam espaço com Pepa e frequentaram o banco de reservas juntos.

Ao todo, em 13 jogos, Dourado marcou somente um gol pelo Cruzeiro. O tento foi anotado na goleada sobre o América, por 4 a 0, em Belo Horizonte, no dia 14 de maio.

Jogos de Henrique Dourado pelo Cruzeiro em 2023

  • 06/05: Cruzeiro 2x1 Santos - Campeonato Brasileiro - jogou 6 minutos

  • 10/05: Cruzeiro 0x2 Fluminense - Campeonato Brasileiro - jogou 29 minutos

  • 14/05: América 0x4 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - jogou 63 minutos

  • 17/05: Grêmio 1x1 Cruzeiro - Copa do Brasil - jogou 22 minutos

  • 22/05: Cruzeiro 0x1 Cuiabá - Campeonato Brasileiro - jogou 90 minutos

  • 27/05: Flamengo 1x1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - jogou 28 minutos

  • 31/05: Cruzeiro 1x1 Grêmio - Copa do Brasil - jogou 90 minutos

  • 03/06: Cruzeiro 0x1 Atlético - Campeonato Brasileiro - jogou 30 minutos

  • 10/06: Bahia 2x2 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - jogou 15 minutos

  • 21/06: Cruzeiro 0x1 Fortaleza - Campeonato Brasileiro - jogou 30 minutos

  • 24/06: Cruzeiro 1x0 São Paulo - Campeonato Brasileiro - jogou 33 minutos

  • 01/07: Internacional 0x0 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - jogou 1 minuto

  • 23/07: Cruzeiro 0x1 Goiás - Campeonato Brasileiro - jogou 11 minutos

A discussão com Bruno Rodrigues

No dia 10 de maio, Henrique Dourado e Bruno Rodrigues protagonizaram um dos lances mais polêmicos da temporada. Aos 30 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro teve um pênalti marcado contra o Fluminense.

Desde a marcação da arbitragem, os atacantes começaram a discutir para cobrar o pênalti, e Henrique Dourado se exaltou, com direito a troca de empurrões.

O zagueiro Luciano Castan e demais cruzeirenses chegaram a tentar apartar a confusão. Depois do momento de tensão, Bruno Rodrigues bateu uma primeira vez, mas o goleiro Fábio defendeu em seu canto direito. Contudo, o lance foi anulado após o camisa 1 do Flu se adiantar.

Na repetição da cobrança, Henrique Dourado tentou de forma mais agressiva tomar a bola e bater o pênalti. Bruno Rodrigues sustentou a posição e, mesmo com empurra-empurra e ofensas ao ‘pé do ouvido’ da parte do companheiro, foi para a cobrança novamente.

Na segunda vez, Bruno Rodrigues cobrou para fora, após desvio na trave esquerda de Fábio. Após o novo erro, o camisa 9 celeste chorou. O zagueiro Nino e o lateral-direito Guga, ambos do Fluminense, confortaram o rival.

A ‘irritação’ de Pepa com Henrique Dourado

A má fase de Henrique Dourado incomodou o técnico Pepa nos últimos jogos do Cruzeiro. Nas rodadas 14 e 15 da Série A do Campeonato Brasileiro, o camisa 99 sequer foi utilizado contra o Vasco, no Rio, e contra o Coritiba, em Belo Horizonte.

Já na 17ª e última rodada do Brasileirão, Henrique Dourado não viajou para o compromisso diante do Athletico-PR, em Curitiba. A ausência foi motivada por opção técnica.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.