O volante Filipe Machado vai ganhando mais protagonismo no Cruzeiro e está perto de uma importante marca pelo clube. Diante do Goiás, neste domingo (23), às 16h (de Brasília), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o meio-campista completará cem jogos com a camisa celeste. E o feito será diante dos cruzeirenses, já que a partida ocorrerá no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Considerado reserva no começo do Brasileirão, Machado aproveitou algumas situações adversas para ganhar espaço e assumir a titularidade. Ele acabou beneficiado pela lesão no joelho direito de Ramiro, e a situação envolvendo Richard, que deixou o clube por denúncias de apostas esportivas.
Machado foi titular em dez dos 15 jogos do Cruzeiro até aqui no Campeonato Brasileiro. Da quinta rodada em diante, o volante só não começou jogando contra o Atlético, na nona.
“Todo mundo tem que estar preparado, porque a oportunidade pode aparecer a qualquer momento. Foi assim comigo depois da lesão do Ramiro, depois do que aconteceu com o Richard”, disse, em entrevista à Itatiaia.
“O Pepa me chamou para conversar e disse que eu teria que voltar a ser o cara do ano passado. Eu estava vindo de uma cirurgia no pulmão, de novo, ele sabia disso, que eu demoraria para voltar à forma física. Ele me passou total confiança”, completou.
Filipe Machado marcou um gol nesta temporada, na vitória por 1 a 0 em cima do Vasco, na 14ª rodada do Brasileirão. O meio-campista é o grande garçom do Cruzeiro na competição com três assistências.
Identificação com o Cruzeiro
Com contrato até o fim de 2024, Machado fala com carinho do Cruzeiro, e da dedicação que tem com o clube.
“Posso dizer que eu sou muito cruzeirense, por tudo que vivi aqui no clube. Eu sou muito grato pelo Grêmio, clube que me deu oportunidade de me profissionalizar, mas eu devo muito ao que o Cruzeiro fez por mim, serei eternamente grato. Hoje eu sou um torcedor do Cruzeiro”, se declarou, em entrevista à Itatiaia.
O volante passou por grandes problemas médicos enquanto jogador do clube, e recebeu todo o amparo necessário. Foram duas cirurgias no pulmão (retiradas de membranas que cobriam o órgão) após sequelas da Covid-19.
Machado titular no Campeonato Brasileiro 2023
5ª rodada: Fluminense
6ª rodada: América
7ª rodada: Cuiabá
8ª rodada: Flamengo
10ª rodada: Bahia
11ª rodada: Fortaleza
12ª rodada: São Paulo
13ª rodada: Internacional
14ª rodada: Vasco
15ª rodada: Coritiba