Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Centroavantes do Cruzeiro ‘esquentam banco’ e vivem incômodo jejum

Gilberto e Henrique Dourado não fazem gols há mais de dois meses; Pepa procura ‘terceiro elemento’ para ataque do Cruzeiro

Henrique Dourado e Gilberto vivem má fase e passam por seca de gols no Cruzeiro

O Cruzeiro convive com problemas ofensivos no Campeonato Brasileiro. Tanto que o técnico Pepa segue com inúmeros testes e segue em busca do “terceiro elemento” do ataque, peça para jogar ao lado de Bruno Rodrigues e Wesley. Contra o Coritiba, quem ganhou uma chance foi o garoto Robert, de apenas 18 anos, revelação da base celeste.

Veteranos, e contratados na tentativa de dar mais experiência ao time, os atacantes Gilberto e Henrique Dourado ainda estão muito aquém da expectativa depositada neles. Os dois não sabem o que é balançar as redes há mais de dois meses.

Fora da titularidade, Gilberto e Henrique Dourado não marcam um gol sequer desde o dia 14 de maio, quando o Cruzeiro bateu o América por 4 a 0, no estádio Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, Dourado marcou uma vez, com dois de Gilberto, e outro de Marlon.

Henrique Dourado começou o clássico como titular e marcou o primeiro do Cruzeiro no jogo contra o América. Gilberto, que substituiu o concorrente de posição aos 18 minutos do segundo tempo, fez os dois gols que deram números finais à partida e fecharam o placar em 4 a 0.

Quem já foi testado no ataque

Além de Robert, testado como peça ofensiva nesse domingo, outro jovem revelado nas categorias de base teve chance como titular: Stênio, de 20 anos. Bruno Rodrigues, que joga aberto no ataque, já foi escalado como “falso 9", atuando mais centralizado.

Seca de Bruno Rodrigues

Um dos destaques do ataque cruzeirense, Bruno Rodrigues também não vive uma boa fase. O camisa 9 não faz um gol há mais de um mês. O último foi em 10 de junho, no empate em 2 a 2 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Wesley divide opiniões

Wesley é um jogador do Cruzeiro que vive no limiar do aplauso e da crítica. Por perder chances claríssimas de gol (aconteceu contra o Internacional e contra o Coritiba), o atacante tem recebido muitas críticas.

No entanto, há aqueles torcedores que preferem o aplauso, como aconteceu nesse domingo, após a substituição do jogador no empate em 0 a 0 com o Coxa. Wesley deixou o campo com um misto de palmas e vaias.

Atacante chegando

O Cruzeiro anunciou nesse sábado (16) a contratação do atacante Arthur Gomes, de 25 anos, que estava no Sporting, de Portugal. O jogador é o 23º contratado na temporada de 2023, e chega para disputar posição no setor ofensivo.

Pepa quer mais reforços?

Após o empate com o Coritiba, Pepa falou sobre as observações no mercado e a busca do Cruzeiro por reforços.

"É um trabalho que é feito há muito tempo. Acima de tudo é sermos cirúrgicos. Nós sabemos onde é que falta outro tipo de opções, qual o tipo de características. Já conseguimos alguns jogadores, o que é normal alguma adaptação, por questões físicas ou de entrosamento com a equipe. Agora, concordo (precisa de reforços), é algo que já está sendo trabalhado há muito tempo”, disse.

A diretoria do Cruzeiro também tenta a contratação do meia-atacante Matheus Pereira, de 27 anos, atualmente no Al Hilal, da Arábia Saudita. O jogador já tem em mãos uma proposta milionária de salário, para um empréstimo ao clube celeste.

“Não podemos cometer loucuras de, vem um caminhão de jogadores e vai um caminhão de jogadores. Sabemos exatamente aquilo que pretendemos, para elevar a qualidade. Não só a competitividade interna, mas para termos outro tipo de opções com características diferentes, não só no último terço do campo, mas para elevar a qualidade da equipe”, frisou.

Gols do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro

  • Vasco: Machado

  • São Paulo: Rafinha (contra)

  • Bahia: Wesley e Bruno Rodrigues

  • Flamengo: Marlon

  • América: Henrique Dourado, Gilberto (2), Marlon

  • Santos: Wesley (2)

  • Bragantino: Bruno Rodrigues, Gilberto e Ramiro

  • Grêmio: Bruno Rodrigues

  • Corinthians: Lucas Oliveira

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.