Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Paulo Vitor explica motivo de voltar da Europa: ‘Cruzeiro é muito grande’

Atacante já fez sua estreia com a camisa do Cruzeiro, na vitória sobre o Vasco, no Brasileirão 2023

Paulo Vitor chegou ao Cruzeiro elogiado pelo ex-meia-atacante Julio Baptista

O atacante Paulo Vitor é um dos reforços que chegaram ao Cruzeiro nesta janela de transferências do meio do ano. Atleta que veio para composição de elenco do técnico Pepa, o jogador estava no Rio Ave-POR, emprestado pelo Real Valladolid-ESP, clube também de Ronaldo Fenômeno -- assim como o Cruzeiro.

Mas, se o sonho de todo jogador é atuar no futebol europeu, porque Paulo Vitor, de apenas 24 anos, fez o caminho inverso com o retorno ao Brasil, mesmo tão jovem?

“O momento de voltar para o Brasil foi importante na minha carreira, me encontro em uma fase muito boa. E, com o convite do Cruzeiro, foi uma decisão fácil a se tomar, porque o Cruzeiro é um time grande (...) O Cruzeiro é grande e é um sonho de qualquer jogador vestir essa camisa”, enfatizou.

Paulo Vitor saiu do Vasco, clube que o revelou, para o Albacete-ESP (2018-2019), com apenas 19 anos. O jogador passou ainda pelo Marbella-ESP (2019-2020), Valladolid (2020-2022), Rio Ave (2022-2023), antes de chegar ao Cruzeiro.

“Eu fui para lá (Europa) muito novo, tinha 18 para 19 anos, foi em 2018. Eu passei como qualquer jogador um período de adaptação, momentos difíceis. Serviu de aprendizado, serviu para minha evolução como pessoa e profissional”, disse, exaltando sua passagem pelo Velho Continente.

“Isso me ajudou muito, porque eu sai um Paulo Vitor, um jogador, um atleta, e voltei outro, com a cabeça totalmente diferente, com estilo de jogo, taticamente totalmente diferente. Esse período que foi de cinco anos na Europa foi de suma importância, período de evolução, me ajudou muito”, comentou.

O atacante, mesmo com pouco tempo após o retorno ao Brasil, já estreou pelo Cruzeiro. Improvisado na lateral-esquerda, na vitória cruzeirense por 1 a 0 em cima do Vasco, na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.