Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Pepa cita inspiração em Mourinho e Queiroz e explica ‘onda portuguesa’ no Brasil

Técnico do Cruzeiro, português comentou sobre o sucesso dos conterrâneos no futebol brasileiro e em todo o mundo

Pepa, do Cruzeiro, revela inspiração em multicampeão José Mourinho, da Roma

Comandante do Cruzeiro, Pepa explicou o sucesso dos treinadores portugueses no futebol mundial e comentou sobre a desconfiança em relação aos técnicos brasileiros. Segundo ele, há alguns fatores que beneficiam os europeus e prejudicam o trabalho dos sul-americanos.

“Tivemos vários técnicos brasileiros pela Europa e pelo mundo afora. Essa abertura para o estrangeiro não é de agora, mas é normal em todos os países. Não tenho muito contato com os principais técnicos brasileiros, mas tenho a certeza que com os quem trabalho no Cruzeiro são de uma competência tremenda. Se há competência no auxiliar, no Departamento de Performance, no Departamento Médico, não quero acreditar que isso não existe nos técnicos principais”, afirmou.

Na opinião de Pepa, os técnicos no Brasil possuem pouco tempo para treinar e, consequentemente, para desenvolver a metodologia de trabalho.

“O que está acontecendo? Tenho pouco tempo para dar uma opinião mais argumentada. Será que é o mais tempo para trabalhar no clube e desenvolver suas ideias? Não sei, sinceramente”, complementou

Sucesso dos técnicos portugueses no mundo

De acordo com Pepa, Carlos Queiroz (hoje na Seleção do Catar) e José Mourinho (na Roma) são os principais responsáveis pelo sucesso dos técnicos portugueses no futebol mundial. Contudo, há diferenças marcantes entre eles.

“Houve dois momentos determinantes no futebol em Portugal. O professor Carlos Queiroz foi marcante em termos teóricos, na metodologia de treino, de trabalho. Os cursos foram muito exigentes, meticulosos. Eu, por exemplo, para ter [a licença] Uefa Pro, precisei de outro curso à margem. É tanta hora, formação… você vai colher isso em outra hora. Alguns estrangeiros já frequentam os cursos em Portugal. O Queiroz foi determinante nos anos 80 na evolução na área do conhecimento e, depois, com Mourinho. Esse nem tanto na formação dos treinadores, mas para abrir portas para o exterior. Quando ele sai do Porto, vai para o Chelsea e continua a ganhar, foi o Pedro Álvares Cabral dos treinadores portugueses”, concluiu.

Veja entrevista completa com Pepa, do Cruzeiro

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.