Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Pepa valoriza lado esquerdo do Cruzeiro e cita dificuldade por ausência de Richard

Técnico da equipe celeste comentou situações de ataque e defesa do lado esquerdo e lembrou atuações do volante

Marlon e Bruno Rodrigues são destaques nas opções pela esquerda no Cruzeiro

O técnico Pepa destacou a importância do lado esquerdo do Cruzeiro para as principais ações de ataque da equipe na temporada. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o português admitiu a importância do setor, mas afirmou não ter encontrado um “substituto ideal” para o volante Richard, titular do time no começo do ano.

“Nos últimos jogos, sentimos uma maior dificuldade [no lado esquerdo]. Isso não é mais uma vez falar do Richard, mas raramente permitíamos transições ofensivas dos adversários. Essa abrangência que o Richard tinha no campo protegia muito o zagueiro e a linha defensiva. Nós ainda estamos com essa dificuldade”, afirmou.

O volante está atualmente afastado do elenco após ser citado em esquemas de aposta denunciados pelo Ministério Público de Goiás. Em paralelo, a Raposa perdeu Ramiro, que se machucou e está fora da temporada.

Desde que o Cruzeiro perdeu a dupla de volantes, o clube registrou apenas uma vitória nos últimos jogos pelo Brasileirão. Após ter finalizado a 4ª rodada na quarta posição, o grupo ocupa o 9º lugar depois de 10 partidas. Pepa comentou esse cenário e usou o empate contra o Bahia como exemplo.

“Contra o Bahia, é impensável conseguirmos virar o placar e permitir que o jogo saia de um lado para o outro [lá e cá]. Temos que ter a capacidade de matar o jogo mais rápido e ficar atrás da linha da bola quando não conseguimos finalizar. Permitimos esse espaço, e isso não foi benéfico para nós”, completou.

Soluções com Marlon e Bruno Rodrigues

Mesmo com a ausência de Richard, Pepa ressaltou que o lado esquerdo do Cruzeiro conta com peças fortes. O lateral Marlon e o atacante Bruno Rodrigues são, normalmente, os dois responsáveis pelas ações de ataque no setor.

O técnico da equipe celeste lembrou a diferença entre os dois lados do campo e explicou como vem sendo a dinâmica com a alternância de peças.

“Essa dinâmica com a bola no lado esquerdo ficou muito mais visível com Marlon, Bruno Rodrigues e Marlon. Na ponta direita, trocamos alguns jogadores, isso cria uma falta de rotina [entrosamento]. O William vinha há um tempo sem jogar e também precisou revezar com o Formiga. Depois, aconteceu aquilo com o Ramiro e com o Richard. Essa leitura pelo lado esquerdo é pela qualidade dos jogadores. O nosso meia esquerdo é mais ofensivo do que o meia direito”, concluiu.

Ausência do Richard (que era volante pela esquerda) fez o time sofrer mais na marcação. Ele assume ser o melhor lado para atacar. Ele ainda não achou substituto ideal.

Léo, Piu, Panci

Foto: BR9 e Marlon

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).