Ex-gerente de futebol do Cruzeiro, Luiz Kriwat fez uma revelação sobre a personalidade do técnico Paulo Pezzolano, com quem trabalhou na Toca II durante o ano de 2022. O ex-dirigente afirmou em entrevista ao podcast mineiro “Bora Pra Resenha”, que o treinador uruguaio quis reclamar de racismo por parte de árbitros.
Sem dar detalhes de qual jogo ou data, Kriwat explicou o contexto da ideia de Pezzolano, e como a diretoria demoveu os planos do uruguaio à época.
“Tivemos um episódio em que ele estava reclamando da arbitragem, e que ele ia falar que era racismo. Falamos para ele não usar essa palavra no Brasil. Ele não estava entendendo que ele não seria respeitado, porque ele não tinha o lugar de fala sobre esse tema”, disse ao “Bora Pra Resenha”.
Luiz Kriwat, que deixou o Cruzeiro em dezembro de 2022, hoje é o responsável pela operação da empresa PlayMakers Sports Business, no cargo de “head de futebol”. O ex-Cruzeiro afirmou ter explicado para Pezzolano o contexto da situação.
“Disse que ele podia tentar falar de xenofobia, uma outra discussão. Toda vez eu ia com ele na coletiva. Falávamos que ele não estava entendendo (contexto do racismo no Brasil)”, explicou.
“Falamos que se ele falasse isso (sobre racismo), que ele traria um problema que nem era dele. A gente falou que se ele quisesse reclamar do árbitro, e tudo, vamos criar um discurso para ele falar tudo que pensava sem citar algo que não era justo. Não era racismo, de forma alguma. Essa coisa cultural dele entender”, completou.
Pezzolano deixou o Cruzeiro em março deste ano. O uruguaio comandou o time celeste em 68 partidas, alcançando 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas.
O maior feito de Pezzolano no Cruzeiro foi a conquista da Série B, que devolveu o clube à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.