Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Patrocinador do Cruzeiro fica perto de confirmar compra de clube mineiro; saiba detalhes

Clube se transformou em Sociedade Anônima de Futebol (SAF) em março deste ano e busca formalizar o investimento

Torcida do Pouso Alegre no Manduzão, estádio na cidade do Sul de Minas

Uma reunião na tarde desta segunda-feira (29) deve definir o futuro do Pouso Alegre Futebol Clube. Patrocinadora do Cruzeiro e do Palmeiras, a indústria farmacêutica Cimed está perto de se tornar acionista majoritária da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube da Região Sul de Minas Gerais.

Segundo apurou a Itatiaia, a reunião desta segunda, por videoconferência, contará com integrantes da Cimed, do Pouso Alegre e da XP Investimentos - que assessora o processo de compra.

Presidente da farmacêutica, João Adibe fez publicações nas redes sociais no último sábado (27) relativas ao clube do Sul de Minas.

“Vamos mostrar para o mundo do futebol nosso sangue amarelo”, escreveu, seguido de “estamos chegando”. Adibe também publicou uma imagem do escudo do Pouso Alegre com as cores da farmacêutica - amarelo e preto, sem o vermelho do Pousão. O clube também compartilhou as publicações.

A expectativa, também conforme apurou a reportagem, é de o encontro desta segunda alinhar os detalhes da proposta a ser encaminhada ao Conselho Deliberativo do Pouso Alegre, que precisa dar o aval sobre o negócio. O clube se transformou em SAF em março deste ano.

Pouso Alegre

Fundado em 1913, o Pouso Alegre vive momento de crescimento no cenário estadual e nacional. Em 2023, o Dragão terminou o Campeonato Mineiro como sétimo colocado.

O Pouso Alegre, que manda as partidas no Estádio Manduzão, está na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro - é o 12º, com sete pontos. Na última temporada, o Dragão foi vice-campeão da Série D, o que o credenciou à disputa da Terceira Divisão.

Ronaldo de olho

Quem acompanha de perto as negociações entre Pouso Alegre e Cimed é o ex-jogador Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro. Segundo apuração da Itatiaia, o Fenômeno, que também tem gere desde 2018 o Real Valladolid, da Espanha, tem interesse em compor o negócio com a Cimed.

Não há, na legislação brasileira, nada que impeça o Fenômeno de participar da composição societária de outro clube mineiro. Contudo, segundo o advogado Gustavo Lopes, especializado em direito esportivo, o ex-jogador não poderia assumir o controle de outra SAF.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.