A relação entre o empresário Pedro Lourenço e o América pode piorar após um desentendimento do clube alviverde com o Cruzeiro. O Coelho não cedeu o Independência, em Belo Horizonte, para a partida entre o time celeste e o Cuiabá nesta segunda-feira (22), às 20h, pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Segundo apuração do jornalista João Vitor Xavier, apresentador do Bastidores, programa da Itatiaia, o empresário ficou chateado com a forma como o Coelho tratou o caso. “Pedrinho” é dono da rede Supermercados BH - que patrocina Cruzeiro, América e também Atlético, além de ser um dos investidores do clube celeste - e foi um dos intermediários para o jogo desta segunda ser realizado no Independência, sem sucesso.
“O Pedro pessoalmente trabalhou junto à diretoria do América para o América liberar o estádio para o Cruzeiro. Ele, Pedro, ligou para a direção do América pedindo à direção do América que liberasse, dizendo da importância do jogo do Cruzeiro, da oportunidade, e a diretoria do América não atendeu o pedido. Então, ficou bastante chateado o Pedro Lourenço com a questão”, informou João Vitor Xavier, durante o Bastidores deste domingo (21).
“Ele entende que, poxa, ‘sou patrocinador do Cruzeiro, sou patrono do Cruzeiro, mas eu nunca deixei de patrocinar, por isso, o Atlético e o América. Sempre ajudei os três clubes, está lá no Atlético a marca do Supermercados BH, está lá no América a marca do Supermercados BH’, independentemente do Pedro ter a sua preferência pessoal pelo Cruzeiro, o seu gosto pessoal pelo Cruzeiro, e ele não foi atendido. Ele sentiu que a diretoria do América acabou agindo de uma maneira muito mais passional do que racional no processo”, complementou.
Para João Vitor Xavier, a situação pode ter mais desdobramentos. “O América está perdendo dinheiro, o América perdeu grana e o América pode sair disso com uma relação abalada com um patrocinador. Não estou dizendo que vai sair, não estou dizendo que o Pedro disse, quem está dizendo é o João Vitor, com uma análise dos fatos”.
“Você tem um patrocinador que compra sua camisa, que te liga intercedendo por uma questão, e ouve um não? Então, pode ter uma, rusga é um termo muito forte, mas pode ter um mal-estar no processo como um todo”, completou o jornalista.
Cruzeiro incomodado
A negativa incomodou também o Cruzeiro, que
“Nos causa muita estranheza que o América não somente ignore o contrato válido com o Cruzeiro pelo uso da Arena Independência, como também o Regulamento da CBF a respeito de mudança de jogos. Mas nos espanta mais ainda a conivência da CBF nesse processo. A entidade acatou o pedido, mesmo fora de hora, e determinou que a partida entre Cruzeiro e Cuiabá não poderia ser realizada naquele estádio”, disse.
“No dia 3 de maio, conforme estabelecido em contrato para uso da Arena Independência, comunicamos à administração do América-MG as datas de jogos que gostaríamos de mandar no estádio no mês de maio – incluindo o jogo do dia 22 de maio contra o Cuiabá. Comunicado este recebido sem objeções”, também afirmou o Cruzeiro.
América
O América alega que o gramado do estádio precisa de manutenção. Já o Mineirão, em BH, também está inviabilizado - o estádio recebe Atlético x Athletico-PR às 19h de terça-feira (23), pela quarta rodada do Grupo G da Copa Libertadores, e não houve tempo hábil para acordar o Gigante da Pampulha como sede para o jogo contra o Cuiabá.
O América entra em campo às 21h de terça-feira no Independência. O time americano recebe o Defensa y Justicia, da Argentina, pela quarta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana.