Campeão da Superliga Masculina pela oitava vez, o Cruzeiro manterá grande parte do elenco para a temporada 2023/2024. No dia 30 de abril, a equipe celeste derrotou o arquirrival Minas por 3 sets a 0, na Farma Conde Arena, em São José dos Campos. As parciais foram 25/18, 25/19 e 25/20.
Mudanças no time titular
Para a próxima temporada, o Cruzeiro fará uma mudança importante no time titular. O líbero Lukinha, de 36 anos, deixa Belo Horizonte após quatro temporadas e voltará a defender Campinas pela terceira vez na carreira.
Da mesma forma, em uma espécie de dança das cadeiras, a equipe de Filipe Ferraz assinou com Alê, de 25 anos, para defender o atual campeão nacional.
A grande indefinição fica por conta do oposto Wallace. O campeão olímpico aguarda decisão dos órgãos responsáveis pelo vôlei brasileiro para saber se entrará em quadra na temporada 2023/2024. Caso isso não seja possível, o Cruzeiro terá que ir ao mercado para suprir a vaga de Wallace.
Base do Cruzeiro será mantida
Titulares durante toda a campanha vitoriosa na Superliga, o levantador argentino Nico Uriarte, os centrais Otávio e Lucão, os opostos Oppenkoski e Wallace e os ponteiros Miguel López e Vaccari serão mantidos.
Peças importantes no banco de reservas, o ponteiro Rodriguinho, o central Cledenilson e o líbero Lucas Bauer também estão garantidos.
Ex-jogador do Cruzeiro por 11 temporadas, Filipe comandará o Cruzeiro pelo terceiro ano consecutivo.
Quíntupla Coroa na última temporada
Na temporada 2022/2023, o Cruzeiro foi octacampeão da Superliga Masculina, eneacampeão do Sul-Americano, heptacampeão da Copa Brasil, tridecacampeão mineiro, pentacampeão da Supercopa e conquistou o bronze no Mundial de Clubes.
Veja elenco do Cruzeiro para 2023/2024
Levantadores: Uriarte e Rodrigo Ribeiro
Opostos: Oppenkoski e Wallace*
Centrais: Lucão, Otávio e Cledenilson
Ponteiros: Miguel López, Rodriguinho, Gabriel Vaccari e Carlos*
Líberos: Alexandre Elias (Alê) e Lucas Bauer