Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Em boa fase, Cruzeiro tentará quebrar jejum contra América em crise

Clássico será disputado no domingo (14), às 18h30, no Independência, pela 6ª rodada do Brasileirão

No domingo

Após a derrota para o Fluminense, o Cruzeiro busca a reabilitação no Campeonato Brasileiro no clássico contra o América. As equipes vão se enfrentar no domingo (14), às 18h30 (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada da competição.

Nos últimos sete duelos, o Coelho levou vantagem em todos. Contudo, após três temporadas - que sacramentaram a melhor fase da história do América -, o cenário para o próximo clássico se inverteu.

Na quinta posição, com nove pontos, o clube celeste atravessa um momento melhor e busca o retorno para o G4 do Brasileirão, enquanto o time de Vagner Mancini - que empatou contra o RB Bragantino - amarga a 19ª colocação, com apenas um ponto conquistado.

Melhor fase da história x retorno à Série A

Em 2020, América e Cruzeiro disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro e, embora os objetivos antes do torneio começar fossem iguais, os destinos foram diferentes. Enquanto o Coelho foi o vice-campeão, foi semifinalista da Copa do Brasil e retornou à elite do futebol nacional, a equipe cruzeirense terminou na 11ª colocação.

No ano seguinte, já repaginado, o América fez a melhor campanha de sua história na Série A e encerrou a competição em 8º lugar. A trajetória o credenciou a disputar as fases preliminares da Copa Libertadores e, posteriormente, a inédita participação na fase de grupos. Por outro lado, o Cruzeiro não conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o acesso à Primeira Divisão ao terminar a Série B em 14º lugar.

Em 2022, o Cruzeiro foi campeão da Série B com a quebra de alguns recordes: nunca uma equipe havia conquistado o acesso com sete rodadas de antecedências e o título a seis jogos do fim. Sem tanto protagonismo, o América fechou a Série A na 10ª posição, mas levou vantagem sobre o rival no Campeonato Mineiro.

América tem a pior defesa do Brasileirão

Em crise, os números mostram que o América possui a pior defesa do Brasileirão após cinco rodadas. Ao todo, foram 13 gols sofridos, uma média de 2,6 gols sofridos por jogo.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.