Após a derrota para o Fluminense, o Cruzeiro busca a reabilitação no Campeonato Brasileiro no clássico contra o América. As equipes vão se enfrentar no domingo (14), às 18h30 (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada da competição.
Nos últimos sete duelos, o Coelho levou vantagem em todos. Contudo, após três temporadas - que sacramentaram a melhor fase da história do América -, o cenário para o próximo clássico se inverteu.
Na quinta posição, com nove pontos, o clube celeste atravessa um momento melhor e busca o retorno para o G4 do Brasileirão, enquanto o
Melhor fase da história x retorno à Série A
Em 2020, América e Cruzeiro disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro e, embora os objetivos antes do torneio começar fossem iguais, os destinos foram diferentes. Enquanto o Coelho foi o vice-campeão, foi semifinalista da Copa do Brasil e retornou à elite do futebol nacional, a equipe cruzeirense terminou na 11ª colocação.
No ano seguinte, já repaginado, o América fez a melhor campanha de sua história na Série A e encerrou a competição em 8º lugar. A trajetória o credenciou a disputar as fases preliminares da Copa Libertadores e, posteriormente, a inédita participação na fase de grupos. Por outro lado, o Cruzeiro não conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o acesso à Primeira Divisão ao terminar a Série B em 14º lugar.
Em 2022, o Cruzeiro foi campeão da Série B com a quebra de alguns recordes: nunca uma equipe havia conquistado o acesso com sete rodadas de antecedências e o título a seis jogos do fim. Sem tanto protagonismo, o América fechou a Série A na 10ª posição, mas levou vantagem sobre o rival no Campeonato Mineiro.
América tem a pior defesa do Brasileirão
Em crise, os números mostram que o América possui a pior defesa do Brasileirão após cinco rodadas. Ao todo, foram 13 gols sofridos, uma média de 2,6 gols sofridos por jogo.