Dois dias antes da bola rolar para Cruzeiro e Fluminense, em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, o helicóptero da Itatiaia sobrevoou o gramado do Mineirão, em Belo Horizonte.
No último sábado (6), a Minas Arena alugou o gramado do estádio para uma produtora de show, que realizou o evento “Festival Sertanejo”.
A festa - que terminou no início da manhã desse domingo (7) - contou com atrações como Mari Fernandez e as duplas Zé Neto e Cristiano, Maiara e Maraisa, Hugo e Guilherme, Guilherme e Benuto e Ícaro e Gilmar.
O que diz o Mineirão
Procurado pela reportagem, o Mineirão informou que a jogabilidade está garantida para a partida de quarta-feira (10).
Proteção do gramado do Mineirão
O espaço foi protegido com uma plataforma tipo “easy floor”, instalada dias antes do evento, e retirada logo após o esvaziamento total do espaço, com o fim do evento.
Plantio da grama de inverno
O plantio da grama de inverno no Mineirão começou no dia 23 de abril. A primeira etapa do tratamento do gramado terminou no último dia 29. Depois, houve o primeiro corte da grama, no dia 4 de maio.
A técnica, conhecida como overseeding, consiste na aplicação de sementes do tipo ryegrass que, associada à grama bermuda celebration, melhora o aspecto visual e a densidade do campo neste período de temperaturas mais baixas.
“O gramado do Mineirão é formado pela Bermuda Celebration, grama certificada pela Fifa. Mas nesta época do ano, que é mais fria, ela tem dificuldade de se recuperar. Por isso, fazemos a semeadura sobreposta da ryegrass, que é uma grama que resiste à temperatura amena, ficando o gramado com os dois tipos”, explicou, no mês passado, o gerente técnico do Mineirão, Otavio Góes.
Depois do plantio da grama de inverno, a revitalização seguiu com o trabalho de topdressing, técnica que consiste na aplicação de areia e o acerto de nivelamento do terreno. Houve também, adubação e irrigação para tratar da qualidade do gramado.
Retorno do Cruzeiro ao Mineirão
Segundo a última parcial divulgada pelo Cruzeiro, nesse domingo (7), mais de 31.500 ingressos já haviam sido vendidos para o duelo contra o Fluminense. O ‘patrão’, inclusive, estará presente pelo segundo jogo consecutivo.
A partida marcará a primeira vez que a equipe de Pepa jogará no Mineirão em 2023. O clube celeste não entra em campo no Gigante da Pampulha desde a vitória sobre o CSA, por 3 a 2, na 38ª rodada da Série B, em 6 de novembro do ano passado.