Patrocinadora do Cruzeiro, a Cimed, indústria farmacêutica, negocia a compra da maior parte das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Pouso Alegre. Conforme apurou a Itatiaia, as tratativas estão avançadas e já em fase de troca de documentos.
As conversas começaram no início de 2023, quando foi assinado um contrato de exclusividade entre clube e potenciais investidores. Um processo de diligência nas contas do Pouso Alegre já está em curso. A expectativa é por um desfecho breve.
Quem acompanha de perto as negociações é Ronaldo, dono de 90% das ações da SAF do Cruzeiro. O Fenômeno, que também tem participação no Valladolid, da Espanha, tem interesse em compor o negócio com a Cimed.
Não há, na legislação brasileira, nada que impeça o Fenômeno de participar da composição societária de outro clube mineiro. Contudo, segundo o advogado Gustavo Lopes, especializado em direito esportivo, o ex-jogador não poderia assumir o controle de outra SAF.
CEO da Cimed, João Adibe se aproximou de Ronaldo no segundo semestre de 2022, quando fechou contrato de patrocínio com o Cruzeiro. Em outubro, o empresário prestigiou o ex-camisa 9 no lançamento do documentário ‘O Fenômeno’, em Madrid, na Espanha.
A reportagem ainda apurou que um acordo de confidencialidade impede as partes de se manifestarem sobre as tratativas. A Itatiaia procurou Cimed e Pouso Alegre, que não comentaram a negociação até o fechamento desta reportagem.
Pouso Alegre
O ‘Pousão’, como é conhecido o clube da Região Sul de Minas Gerais, se transformou em SAF em março deste ano. A mudança foi aprovada em votação realizada por sócios-contribuintes. Antes, o Conselho Deliberativo também havia autorizado a mudança.
Em 2023, o Pouso Alegre disputou o Campeonato Mineiro e chegou à semifinal do Troféu Inconfidência, mas acabou eliminado pelo Tombense. Na última terça, o clube estreou na Série C do Campeonato Brasileiro - vitória por 1 a 0 para o Volta Redonda, fora de casa.
Na última temporada, o ‘Pousão’ foi vice-campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, o que o credenciou à disputa da Terceira Divisão. Já em 2021, o clube do Sul de Minas foi campeão do Troféu Inconfidência.
Estrutura
O Pouso Alegre manda seus jogos no Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, o popular Manduzão, inaugurado em 1997 e com capacidade para 26 mil pessoas.
Para os próximos anos, o clube espera inaugurar um amplo Centro de Treinamentos, já em fase de construção, na BR-459. O espaço, de acordo com o Pouso Alegre, terá dois campos oficiais, além de um terceiro menor. A área total é de 41 mil m².