Adversários nesta quarta-feira (29), os portugueses Pepa e Pedro Caixinha se enfrentarão como treinadores pela primeira vez. No Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 19h, Bragantino e Cruzeiro vão disputar um amistoso antes do início da Série A do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, o confronto marcará a estreia de Pepa no comando celeste. Inclusive, a diretoria da
Estreia de Pepa
Estreante pela Raposa,
No começo da temporada 2022/23,
Pedro Caixinha
Por outro lado, Caixinha, hoje com 52 anos, possui uma carreira mais longa na função, com passagens por diferentes “mundos da bola”.
Aos 28 anos, o técnico do Bragantino liderou as categorias de base do pequeno Beja, de Portugal, antes de ser assistente técnico no Sporting. Auxiliar de José Pereiro, Caixinha foi o braço direito dele também no Al-Hilal, da Arábia Saudita, no Panathinaikos, da Grécia, no Rapid Bucaresti, da Romênia, e na Seleção da Arábia Saudita.
Em 2010, Caixinha optou por ser o técnico principal do União Leiria. Meses depois, dirigiu o Nacional da Ilha da Madeira e o Santos Laguna, do México. Depois, comandou o Cruz Azul também do México, o Al Gharafa, do Catar, o Rangers, da Escócia, o Al-Shabab, da Arábia Saudita, e o Talleres, da Argentina.
Portugueses no Brasil
Além de Pepa e Caixinha, outros seis técnicos portugueses ocupam cargos na elite nacional. São eles: Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Vítor Pereira (Flamengo), Renato Paiva (Bahia), António Oliveira (Coritiba) e Ivo Vieira (Cuiabá).
Segundo português no Cruzeiro
Substituto de Paulo Pezzolano,
Bento comandou a Raposa em 17 jogos e teve aproveitamento de 41,17%, com seis vitórias, três empates e oito derrotas. Ele esteve à frente do Cruzeiro em 15 jogos pelo Campeonato Brasileiro e dois pela Copa do Brasil.