Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Bragantino x Cruzeiro: Pepa e Caixinha cruzam oceano para duelo inédito

Portugueses vão se enfrentar nesta quarta-feira (29), às 19h, no Nabi Abi Chedid

Cruzeiro de Pepa e Bragantino de Caixinha vão se enfrentar nesta quarta

Adversários nesta quarta-feira (29), os portugueses Pepa e Pedro Caixinha se enfrentarão como treinadores pela primeira vez. No Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 19h, Bragantino e Cruzeiro vão disputar um amistoso antes do início da Série A do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o confronto marcará a estreia de Pepa no comando celeste. Inclusive, a diretoria da Raposa busca um jogo-treino contra uma equipe da Série B anteriormente à disputa da Copa do Brasil.

Estreia de Pepa

Estreante pela Raposa, Pepa, de 42 anos, começou a carreira como técnico nas categorias de base do Benfica. A primeira experiência como profissional foi em 2013/14, no Sanjoanense, onde treinou por duas temporadas. Na sequência, trabalhou em cinco outros clubes portugueses: Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.

No começo da temporada 2022/23, Pepa acertou com o Al Tai, da Arábia Saudita, mas fez apenas 16 jogos no time, com seis vitórias. Pela primeira vez, ele desembarca no Brasil para comandar um clube.

Pedro Caixinha

Por outro lado, Caixinha, hoje com 52 anos, possui uma carreira mais longa na função, com passagens por diferentes “mundos da bola”.

Aos 28 anos, o técnico do Bragantino liderou as categorias de base do pequeno Beja, de Portugal, antes de ser assistente técnico no Sporting. Auxiliar de José Pereiro, Caixinha foi o braço direito dele também no Al-Hilal, da Arábia Saudita, no Panathinaikos, da Grécia, no Rapid Bucaresti, da Romênia, e na Seleção da Arábia Saudita.

Em 2010, Caixinha optou por ser o técnico principal do União Leiria. Meses depois, dirigiu o Nacional da Ilha da Madeira e o Santos Laguna, do México. Depois, comandou o Cruz Azul também do México, o Al Gharafa, do Catar, o Rangers, da Escócia, o Al-Shabab, da Arábia Saudita, e o Talleres, da Argentina.

Portugueses no Brasil

Além de Pepa e Caixinha, outros seis técnicos portugueses ocupam cargos na elite nacional. São eles: Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Vítor Pereira (Flamengo), Renato Paiva (Bahia), António Oliveira (Coritiba) e Ivo Vieira (Cuiabá).

Segundo português no Cruzeiro

Substituto de Paulo Pezzolano, Pepa será o segundo português a dirigir o Cruzeiro. Sem sucesso, o compatriota Paulo Bento chegou a Belo Horizonte em 11 de maio de 2016 e foi demitido em 25 de julho.

Bento comandou a Raposa em 17 jogos e teve aproveitamento de 41,17%, com seis vitórias, três empates e oito derrotas. Ele esteve à frente do Cruzeiro em 15 jogos pelo Campeonato Brasileiro e dois pela Copa do Brasil.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.