O currículo de Ramiro é o cartão de visitas do volante no futebol. Com passagens por grandes clubes e títulos importantes conquistados ao longo da carreira, o meio-campista chega ao Cruzeiro para ser uma das novas lideranças no elenco de Paulo Pezzolano.
Rodado e com bagagem, Ramiro chega para trocar experiência com os mais jovens e agregar sua qualidade dentro e fora de campo.
“Quero jogar. Todo jogador que está no grupo, no clube, querem jogar, querem estar dentro de campo ajudando a comissão, companheiros e o time. Eu ainda mais, recebendo essa oportunidade de vestir a camisa desse grande clube. Quero poder ajudar dentro do vestiário, dentro de campo, agregar para esse grupo jovem que a gente tem hoje dentro do clube. Poder compartilhar um pouco de experiência, aprender, ensinando e trocando para que a gente tenha um grande ano”, disse.
Meio-campista polivalente, Ramiro diz que pode ser um coringa do técnico Paulo Pezzolano.
“Costumo brincar que a minha função dentro do clube, dentro do time, é sempre cumprir o que o treinador pede. Dentro da minha carreira eu já fui lateral, fui volante, joguei de meia mais aberto pelo lado direito, de meia centralizado. Nunca tive problema com isso, sempre fiquei à disposição do treinador e da comissão técnica. Onde ele(Paulo Pezzolano) precisar de mim para colabora, para ajudar a equipe, vou procurar dar o meu máximo, independentemente de função, para ajudar o time, sempre”, avisou.
Com 29 anos, Ramiro foi revelado pelo Juventude. Vestiu ainda as camisas do Grêmio, Corinthians e Al Wasl, dos Emirados Árabes.
Em relação aos títulos, venceu a Copa do Brasil (2016), a Copa Libertadores (2017) e a Recopa Sul-Americana (2018).