Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Organizada do Corinthians sobe o tom e exige esclarecimentos de Augusto Melo

O mandato do presidente corintiano tem sofrido contestações dentro e fora do Parque São Jorge

Gaviões da Fiel sobe o tom contra o presidente Augusto Melo

A diretoria da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, manifestou sua insatisfação com atos recentes do presidente Augusto Melo. Os corintianos exigiram esclarecimentos públicos do mandatário, que
enfrenta um novo pedido de impeachment, desta vez protocolado por Paulo Roberto Bastos, conselheiro e membro da Chapa 82.

A Gaviões deixou claro que, diferentemente de momentos anteriores, quando o time brigava contra a zona de rebaixamento, a organizada não vai se opor a nenhuma reunião que paute o impeachment de Augusto.

O coletivo de torcedores tomou essa decisão por entender que a gestão atual repete erros de gestões anteriores. Em nota oficial, a organizada cita “problemas recorrentes na base”, “nomeação com viés político”, “desmanche na gestão” e “falta de transparência e de respostas a questionamentos feitos em reuniões do Conselho”.

No comunicado, a Gaviões pede que Augusto venha a público esclarecer os pontos citados, apresente um plano de ações e divulgue o orçamento de 2025.

Se o presidente não se manifestar publicamente nos próximos dias, a Gaviões promete convocar protestos no Parque São Jorge contra a diretoria atual.

Nota oficial da Gaviões

No último sábado (03/05), a Diretoria do Gaviões da Fiel se reuniu com seus associados para apresentar o trabalho de fiscalização no Corinthians e expressar a crescente preocupação com os rumos do clube.

Diferentemente de momentos anteriores — quando o Corinthians lutava contra o rebaixamento e buscávamos um fim de ano em paz entre todos os corinthianos —, e diante do cenário crítico atual, o Gaviões da Fiel não irá se opor a nenhuma reunião que paute a proposta de impeachment do atual presidente. Essa decisão é motivada por fatores graves:

• A repetição de erros de gestões anteriores, como problemas recorrentes na base e nomeações com viés político, mostra falta de aprendizado e compromisso com o clube;

• A gestão está em desmanche, com alto rodízio em cargos importantes e retorno de figuras antes opositoras, o que levanta dúvidas sobre os reais interesses por trás dessas movimentações;

• A falta de transparência e de respostas a questionamentos feitos em reuniões do Conselho e em outras instâncias é inaceitável.

Diante disso, exigimos que Augusto Melo venha a público, pelos canais oficiais do clube, para apresentar:

• Respostas claras aos pontos pendentes;

• Um plano de ação com prazos definidos;

• A divulgação do orçamento de 2025 e apresentação de relatórios trimestrais.

Leia também

Também recomendamos a criação urgente de um comitê executivo da presidência, com corinthianos externos, sem vínculos políticos ou empregatícios com o clube, e com especialização nas áreas estratégicas da gestão esportiva e administrativa. Hoje, o poder no Pq. São Jorge está contaminado por disputas internas.

Aguardamos o posicionamento público do presidente nos próximos dias. Caso contrário, as próximas comunicações serão para convocar protestos no Parque São Jorge, até que todas as demandas da torcida sejam atendidas.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.