A melhora do Corinthians na reta final de 2024 se deve a muitos fatores. Alguns deles, fora das quatro linhas e presentes somente nos bastidores do dia a dia alvinegro.
Sob orientação do executivo de futebol Fabinho Soldado, o Corinthians investiu pesado em novas tecnologias que integram os departamentos ligados ao futebol do Timão. Ao todo, nove softwares compõem o dia a dia do Timão, contemplando áreas administrativa, comunicação, saúde e desempenho.
Com um programa de celular, Fabinho Soldado controla até mesmo os horários que os jogadores chegam ao CT Dr. Joaquim Grava para os treinamentos. Esse mesmo aplicativo também facilita ao executivo o acesso a informações contratuais e fisiológicas de todos os atletas.
“Todas (as tecnologias) estão divididas em diversas áreas. Uma que foi muito importante está na administração. Hoje uma ferramenta comunica todas as áreas, saúde, contratos, logística, comunicação, todo o departamento tem acesso. É uma ferramenta que me dá a informação importante. Se eu precisar falar de lesão, exame, acesso ela. Se o jurídico fala de contrato, acesso e passo. Se o jogador chega no horário ou não, eu vejo. Uma empresa como o Corinthians precisava ter. Outras (tecnologias) no mercado, departamento médico, desempenho. Essas ações ajudam para que realmente a gente entenda que existem processos, cada setor tem sua responsabilidade. E é um trabalho do Corinthians. Quando eu sair dessa cadeira, quem sentar nela vai ter todas as informações”, disse Soldado.
“Essa é uma preocupação que temos para trazer melhores práticas, colocar processos no futebol, estão aí para serem seguidos. Importante saber para que serve cada departamento, para quem responde. Estamos desenvolvendo para que no final o Corinthians seja beneficiado. Meu treinador tem todas as informações de forma enxugada para tomar melhores decisões. O Corinthians é uma das equipes que menos lesiona, tem recuperação rápida”, acrescentou, em entrevista coletiva.
Para 2025, Soldado prepara mais melhorias no CT visando maior eficiência nos processos do clube. O dirigente ganhará uma sala própria à beira dos gramados, podendo visualizar treinamentos e atividades enquanto conduz o futebol alvinegro.
Desde que chegou ao clube, Fabinho concentrou seus primeiros esforços na parte estrutural do Corinthians. O executivo apostou em novas contratações para as áreas de nutrição e fisioterapia, além de reformar o maquinário da academia.
O CIFUT (Centro de Inteligência de Futebol) ganhou um novo organograma. Antes, as áreas de análise de mercado (focada em contratações) e desempenho (focada na análise de adversários) eram parte de um mesmo departamento. Hoje, cada uma conta com um coordenador próprio.