Ouvindo...

Vasco perde para o Lanús e dá adeus às chances de liderar grupo na Sul-Americana

Na estreia de Fernando Diniz, Cruzmaltino é derrotado por 1 a 0, mas ainda depende das próprias forças para chegar aos playoffs do torneio continental

Vasco pouco assustou o Lanús e foi derrotado pela Copa Sul-Americana

O Vasco foi derrotado pelo Lanús-ARG na estreia de Fernando Diniz no comando da equipe, por 1 a 0. O duelo foi válido pela quinta rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana e o resultado classificou o time argentino para a próxima fase.

Agora, o Vasco só pode confirmar vaga nos playoffs da competição. O segundo colocado enfrenta o terceiro colocado - definido em sorteio - de algum dos oito grupos da Copa Libertadores. Quem passar vai para as oitavas de final, fase em que o Lanús confirmou vaga.

O gol da vitória argentina foi marcado por Carrera no segundo tempo. O Lanús soma 11 pontos, enquanto o Vasco fica com cinco. O Melgar-PER, próximo adversário do Vasco, venceu o Puerto Cabello-VEN e chegou aos sete na vice-liderança. Os venezuelanos somam quatro e estão eliminados.

Leia também

Próximos jogos

O Vasco joga pela Série A do Campeonato Brasileiro no sábado (17), às 18h30 (de Brasília), diante do Fortaleza, em São Januário. Com sete pontos, o Cruzmaltino está na zona de rebaixamento.

O Lanús só volta a campo pela própria Copa Sul-Americana. No dia 27, a equipe encerra a fase de grupos diante do Puerto Cabello-VEN, novamente em La Fortaleza, às 19h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Vasco recebe o Melgar-PER.

Estilo Diniz em campo

Logo no primeiro jogo e com um dia de treinamentos, já deu para ver o estilo de Fernando Diniz sendo colocado à prova no Vasco. No primeiro tempo, o Cruzmaltino teve domínio total da posse de bola. Com saída de bola desde a área, a equipe mostrou que já tem o dedo do técnico em algumas situações.

No entanto, a melhor chance da primeira etapa foi do Lanús. Em jogo com poucas oportunidades, Marcelino Moreno tocou na saída de Léo Jardim e o zagueiro Luiz Gustavo salvou em cima da linha.

Com o empate a seu favor, o Lanús tinha calma e esperava pelo Vasco que apostava na saída em toque de bola. O Cruzmaltino não chegou a levar perigo e o duelo foi para o intervalo sem gols.

Lanús volta melhor e vence

Se no primeiro tempo as chances foram escassas, o Lanús voltou querendo confirmar a classificação na etapa final. Depois de pressionar em dois bons lances, aos oito minutos abriu o marcador em La Fortaleza.

Medina lançou Sálvio com perfeição. O craque argentino rolou para a área e Carrera empurrou para o gol de Léo Jardim. A pressão inicial da segunda etapa do Lanús deu resultado e o marcador foi inaugurado. Para complicar mais ainda a vida vascaína, Hugo Moura paru contra-ataque, recebeu o segundo amarelo, e foi expulso. Jogo decidido para os argentinos.

O gol da vitória foi o suficiente para o time argentino carimbar a classificação para as oitavas de final. O Lanús não pode mais ser alcançado por nenhum dos rivais e a segunda colocação será disputada diretamente entre Vasco e Melgar.

Os cálculos

Para ficar com a segunda colocação e automaticamente disputar os playoffs, o Vasco precisa vencer o Melgar-PER em São Januário, no dia 27, às 19h (de Brasília). Qualquer outro resultado classifica o time peruano.

Lanús-ARG 1x0 Vasco

Lanús-ARG

Losada; Mendéz (Muñoz), Izquierdoz, Dejesús e Marcich; Medina, Cardozo, Sálvio (Segovia) e Marcelino Moreno (Orozco); Carrera (Juan Ramirez) e Bou (Canelo). Técnico: Mauricio Pellegrino.

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo (Paulinho) e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Matheus Carvalho), Coutinho (Alex Teixeira) e Nuno Moreira (Lucas Oliveira); Rayan (Adson) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.

Gols: Carrera (8 min 2ºT), do Lanús
Cartão amarelo: Marcelino Moreno (LAN); Hugo Moura, João Victor, Paulinho (VAS)
Cartão vermelho: Hugo Moura (37 min 2ºT), do Vasco
Motivo: Jogo válido pela 5ª rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana
Local: La Fortaleza, Buenos Aires, Argentina
Data e hora: 13 de maio (terça-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Benítez (PAR)
Assistentes: Roberto Cañete (PAR) e José Villagra (PAR)
Árbitro de vídeo: Fernando López (PAR)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.