O Cruzeiro estreou com derrota na Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira (1º), o time celeste perdeu por 1 a 0 para o Unión de Santa Fe, no estádio 15 de Abril, na primeira rodada do Grupo E da competição internacional. O gol da equipe argentina foi marcado por Diego Díaz no último minuto da partida.
A equipe celeste teve dificuldades, principalmente no primeiro tempo. O Unión de Santa Fe, que vive momento ruim na temporada, fez pressão, criou as melhores chances, encurralou o time mineiro, e teve um gol anulado por impedimento, ainda no etapa inicial.
O técnico Leonardo Jardim fez mudanças durante a segunda etapa na tentativa de melhorar o nível técnico da equipe. Entretanto, o Cruzeiro não teve força ofensiva para assustar o Unión de Santa Fe. Pelo contrário, acabou punido pela falta de iniciativa.
Os argentinos foram premiados pela maior iniciativa e marcam o gol aos 48 minutos do segundo tempo.
Cruzeiro ressuscita argentinos
O Unión de Santa Fe não vencia há dois jogos. A equipe havia perdido as duas últimas partidas no Campeonato Argentino, contra o Racing (1 a 0), e o Aldosivi, lanterna do torneio nacional (2 a 1).
O Rojiblanco, vice-lanterna do torneio, ocupa a 14ª colocação no Grupo A do Campeonato Argentino, com oito pontos em 11 jogos.
Próximos jogos
O próximo jogo do Cruzeiro será contra o Internacional, neste domingo (6), no estádio Beira-Rio, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Na Copa Sul-Americana, o time celeste voltará a jogar no dia 9 de abril (quarta-feira), contra o Mushuc Runa, do Equador. Essa partida será no Mineirão, sem a presença da torcida, por causa de punição imposta pela Conmebol ao Cruzeiro.
Já o Unión de Santa Fe enfrenta o Central Córdoba, em duelo da 12ª rodada do Campeonato Argentino. Na Sul-Americana, os argentinos voltam a campo no dia 9 de abril, contra o Palestino, no estádio Santiago de Chile.
O jogo
O Unión de Santa Fe incomodou o Cruzeiro durante todo o jogo. O time argentino foi melhor e teve as grandes oportunidades nos 45 minutos iniciais. Inclusive, a equipe da casa marcou um gol, mas o lance foi anulado, após o árbitro de vídeo assinalar impedimento do atacante Dómina, no fim da etapa inicial.
O Cruzeiro só foi conseguir sua melhor chance aos 20 minutos de jogo, em um belo voleio do atacante Lautaro Díaz.
A equipe de Leonardo Jardim não conseguia ficar com a posse de bola. Dessa forma, foi um time mais reativo do que propositivo.
Isso fez com que o Unión de Santa Fe ocupasse mais o campo de ataque, levando muito perigo ao gol de Cássio.
E o goleiro celeste foi peça determinante. Ele fez defesa salvadora aos 15 minutos. No lance, Gamarra recuou muito mal e o atacante Estigarribia conseguiu chegar na bola. O jogador do Unión tentou colocar a bola entre as pernas do camisa 1, que salvou o Cruzeiro.
No segundo tempo, o Cruzeiro melhorou e ocupou mais o campo do Unión de Santa Fe. Entretanto, o time argentino não se acovardou e permaneceu com a marcação alta, na tentativa de pressionar o adversário em sua defesa.
A partida perdeu um pouco “de calor” em relação ao primeiro tempo, mas seguiu bem brigada, com disputas fortes de bola. No fim, os argentinos foram premiados por buscarem mais o resultado, por ter criado mais.
Mattos assiste ao jogo no meio da galera
CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos viveu situação curiosa durante a partida. O dirigente assistiu ao duelo da equipe celeste com o Unión de Santa Fe-ARG na arquibancada do estádio 15 de Abril.
Mattos esteve ao lado de dezenas de cruzeirenses que marcaram presença no primeiro jogo do Cruzeiro na competição internacional.
De acordo com a assessoria de imprensa do clube celeste, o próprio Alexandre Mattos escolheu assistir ao jogo junto com os torcedores.
Cruzeiro com novo técnico?
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) se referiu ao técnico Leonardo Jardim, do Cruzeiro, de forma curiosa durante o jogo.
Ao mostrar o técnico Leonardo Jardim durante a transmissão televisiva da partida, o treinador foi chamado de “José Nunes”.
A forma como se referiu ao treinador do Cruzeiro chamou atenção. No caso, a Conmebol usou parte do nome do treinador, mas não levou em conta à forma como o profissional escolheu ser conhecido na profissão.
Unión de Santa Fe 1 x 0 Cruzeiro
Unión de Santa Fe
Thiago Cardozo; Nicolás Paz (Mauro Pittón, aos 35’2ºT), Franco Pardo e Claudio Corvalán; Francisco Gerometta (Vargas, aos 24’2ºT), Rafael Profini, Ezequiel Ham (Gamba, aos 35’2ºT) e Mateo Del Blanco; Franco Fragapane (Verde, aos 24’2ºT), Marcelo Estigarribia e Jerónimo Dómina (Diego Díaz, aos 28’2ºT). Técnico: Kily González.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra e Lucas Villalba; Lucas Romero (Lucas Silva, aos 42’2ºT), Walace e Christian (Matheus Henrique, aos 30’2ºT); Lautaro Díaz (Dudu, aos 19’2ºT), Wanderson (Eduardo, aos 20’2ºT) e Gabigol (Kaio Jorge, aos 20’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: 1ª rodada da Copa Sul-Americana 2025
Data e horário: 1º de abril de 2025, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio 15 de Abril em Santa Fé, na Argentina
Árbitro: Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Hector Bergalo (URU)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Gol: Diego Díaz (48min2ºT)
Cartão amarelo: Christian (CRU) Dómina, Andrés Paz (UNI)
Cartão vermelho: Não houve