A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) detalhou, nessa sexta-feira (8), qual é a relação de documentos necessários para a viagem ao Paraguai, país sede da final da Copa Sul-Americana 2024, entre Cruzeiro e Racing, da Argentina.
O torcedor que comparecer deve cumprir os requisitos migratórios e portar seu documento de identidade ou passaporte válido. Os documentos de viagem, como são chamados, serão aceitos apenas em formato físico, e não digital.
Além disso, para brasileiros, é necessária a cédula de identidade para estrangeiros (RNE/CRNM válidos) expedida pela Polícia Federal.
Há, por fim, uma exigência sanitária para brasileiros provenientes dos estados do Pará, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas. Esses deverão apresentar, obrigatoriamente, o Certificado de Vacinação contra Febre Amarela. Vale destacar que a vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.
Venda de bebida alcóolica proibida
Em 15 de março de 2002, uma lei federal, de número 1866/02, proibiu a venda de bebida alcoólica em estádios do Paraguai. Não houve um estopim para a elaboração da Lei da Violência nos Estádios, como ficou conhecida, como a morte de alguém ou uma briga muito violenta. Mas sucessivos problemas fizeram com que o governo optasse pela regra rígida, que não se restringe apenas à proibição da venda de cerveja dentro das arenas.
A Conmebol informou à Itatiaia que argentinos e brasileiros que estiverem no Paraguai não poderão comprar bebidas alcóolicas em um raio de 500 metros do campo do Cerro Porteño, palco da final. Mas a lei é mais rígida do que isso: é proibido também entrar no estádio embriagado.
Quem já foi a um jogo de futebol no país sabe que aparelhos de etilômetro, o popular bafômetro, são usados por funcionários para detectar o álcool no sangue se desconfiam que alguém possa estar bêbado.
O confronto
Racing-ARG e Cruzeiro se enfrentam em jogo único, no próximo dia 23 de novembro, às 17h (de Brasília), no Estádio Nueva Olla, do Cerro Porteño-PAR, em Assunção, no Paraguai. O time argentino será mandante na partida, por ter feito melhor campanha durante a competição.