Nesta quinta-feira (31), o Racing, da Argentina, venceu o Corinthians por 2 a 1 e eliminou o clube paulista da Sul-Americana. Com isso, o time argentino será o adversário do Cruzeiro na final da competição, no dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai.
O duelo começou de maneira promissora ao Corinthians, que abriu o placar ainda aos cinco minutos de jogo, com Yuri Alberto. Ainda na primeira etapa, porém, o Racing aumentou seu volume ofensivo e conseguiu virar, com dois gols do meia Juanfer Quintero.
O segundo tempo foi de um Corinthians desesperado atrás do gol de empate. Nem por isso, o time conseguiu levar perigo aos argentinos, que administraram a infértil posse de bola do Alvinegro.
A final da Copa Sul-Americana será disputada no Estádio General Pablo Rojas, que pertence ao Cerro Porteño. A Conembol deve detalhar as caras dos ingressos nos próximos dias.
Agora, o Corinthians volta suas atenções totalmente ao Campeonato Brasileiro, onde luta contra a zona do rebaixamento. Nesta segunda-feira (4), o Timão recebe o Palmeiras em um clássico na Neo Química Arena, pela 32ª rodada.
Cartão de visitas
O Corinthians começou com tudo em Avellaneda, Logo antes do primeiro minuto de jogo, Memphis deu passe certeiro para Yuri Alberto, que teria o gol livre para marcar. Antes de chegar no centroavante, porém, Sosa jogou a bola para escanteio.
Mas cinco minutos depois, Yuri Alberto ganharia motivos para celebrar. Mais uma vez em passe de Memphis, ele recebeu pelo lado esquerdo da grande área e deu toque de categoria para colocar o Corinthians à frente no marcador.
Seria o 2 a 0...
Tranquilo e em vantagem, o Corinthians passou a trocar passes e especular oportunidades de marcar seu segundo gol. E a mais clara caiu nos pés de Rodrigo Garro, que desperdiçou.
Na jogada, Memphis Depay deixou um companheiro na cara do gol pela terceira vez da partida. Garro recebeu, teve tempo para conduzir, ficou cara a cara com o goleiro, mas bateu mal e parou em boa defesa do argentino.
Virada relâmpago
Quem não tem nada a ver com a falta de precisão do Corinthians é o Racing, que incorporou a festa nas arquibancadas para se lançar ao ataque. E a proposta, logo fez valer a pena a nova postura.
Em jogada pelo lado esquerdo, Martínez, do Corinthians, tocou na bola com a mão e viu ser assinalado o pênalti. Na cobrança, Quintero bateu firme, no meio do gol, e não desperdiçou a oportunidade.
Se o empate já era traumático ao Corinthians, bastaram três minutos para a coisa ficar pior. Outra vez Quintero, desta vez em arrancada em velocidade, ficou frente a frente com Hugo e deu leve toque rasteiro para colocar o Racing à frente.
Desespero!
No segundo tempo, desde os primeiros minutos, o Corinthians resolveu partir para o “abafa”. A postura, no entanto, não resultou em um Corinthians perigoso - muito pelo contrário.
Ainda com 18 minutos da segunda etapa, o técnico Ramón Díaz remontou praticamente toda a equipe e passou a apostar em um 4-2-4, tendo Talles Magno, Romero, Yuri Alberto e Memphis Depay. Sem o controle do meio, o time abusou das ligações diretas, que não assustaram o Racing.
Racing 2x1 Corinthians
Racing
Gabriel Arias; Marco Di Cesare, Santiago Sosa e Agustín García Basso; Gastón Martirena, Juan Nardoni, Agustín Almendra (Zuculini) e Gabriel Rojas; Juanfer Quintero (Vietto); Maxi Salas e Adrían Martínez. Técnico: Gustavo Costas.
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Félix Torres e Matheus Bidu; José Martínez (Romero), Charles (Talles Magno), André Carrillo (Alex Santana) e Rodrigo Garro (Breno Bidon); Yuri Alberto e Memphis (Igor Coronado). Técnico: Ramón Díaz.
Motivo: jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana
Data e horário: 31 de outubro de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio El Cilindro, em Avellaneda (ARG).
Árbitro: Felipe Gonzalez (CHL)
Assistentes: Jose Rematal (CHL) e Juan Serrano (CHL)
VAR: Andres Cunha (CHL)
Gols:
Yuri Alberto (6 min 1ºT), para o Corinthians
Quintero (35 e 38 min 1ºT), para o Racing
Cartões amarelos:
Félix Torres, Breno Bidon e Matheus Bidu, do Corinthians
García Basso, do Racing
Cartões vermelhos: