Adversário do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Boca Juniors, da Argentina, se posicionou sobre os gestos racistas repercutidos após a partida da última quinta-feira (15), na Bombonera, em Buenos Aires.
Em nota publicada nas redes sociais, o time xeneize condenou os atos racistas de sua torcida, mas relatou que também houve gestos discriminatórios por parte dos torcedores do Cruzeiro. O Boca Juniors, então, convidou a equipe celeste a replicar o comunicado com seus fãs.
O Boca Juniors, no entanto, não especificou qual foi o gesto discriminatório que partiu de cruzeirenses. O
Torcedores do Cruzeiro flagraram um torcedor do Boca Juniors imitando “macaco” em direção aos cruzeirenses. O gesto se tornou comum em estádios da América do Sul em jogos que envolvem clubes brasileiros na Copa Sul-Americana e na Copa Libertadores.
Veja as imagens:
Confira o comunicado do Boca, na íntegra
“O Club Atlético Boca Juniors repudia e lamenta o comportamento dos espectadores de ambas torcidas que efetuaram gestos discriminatórios provocando a torcida adversária, documentados pelos meios de comunicação e rapidamente viralizados nas redes sociais.
O Boca ratifica seu compromisso diário para construir um futebol sem discriminação, nem violência de nenhum tipo e convida o Cruzeiro a replicar-lo com suas torcidas e trabalhar juntos por um futebol melhor para todos e todas.
Nesse mesmo sentido, o Boca disponibilizou procedimentos internos, a fim de determinar a responsabilidade e, se for o caso, a sanção das condutas atribuídas a sócios da instituição que agiram de maneira repudiável às prévias e contínuas provocações mencionadas”