Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Entenda por que Conmebol adiou a definição da sede da final da Sul-Americana-2024

Libertadores terá o jogo decisivo em Buenos Aires; para a ‘Sula’, entidade quer avaliar opções com o decorrer do campeonato, mas São Paulo pode ser opção

Em reunião do Conselho nesta terça-feira (13), a cúpula da Conmebol (Confederação Sul-Americana) definiu que Buenos Aires, na Argentina, receberá a final da Copa Libertadores em 2024, previamente marcada para 30 de novembro. O estádio ainda será decidido. Mas a decisão da cidade-sede da final da Copa Sul-Americana, agendada para 23 de novembro, foi adiada.

A Conmebol considerou positiva a final da edição passada realizada entre Fortaleza e LDU de Quito, em 28 de outubro de 2023, na cidade de Maldonado, na região de Punta Del Este, no Uruguai. O jogo foi no pequeno estádio Domingo Burgueño, com público de 22 mil pessoas.

Arenas vazias em finais recentes da ‘Sula’, como em 2021 entre Athletico e Red Bull Bragantino, no estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai, e entre São Paulo e Independiente Del Valle-EQU em 2022, em Córdoba, na Argentina, levaram a entidade a tentar uma alternativa diferente em 2023.

Com a definição de Fortaleza e LDU, equipes que certamente não levariam multidões ao Uruguai, a Conmebol tirou o jogo de Montevidéu e levou à região de Punta Del Este, ao pequeno Domingo Burgueño. O campo ficou cheio, a cidade movimentada e a organização foi considerada um sucesso.

A ideia para 2024 é a mesma. Esperar o desenrolar da competição para definir o estádio. O país-sede deve ser conhecido antes, até o meio do ano, apurou a Itatiaia. O Chile demonstrou interesse, com a cidade de Concepción como opção.

O estádio da cidade tem capacidade para 30 mil pessoas, tamanho considerado “bom” para a final da Sul-Americana, mas a Conmebol avalia que a depender dos finalistas, também ficaria vazio.

A Itatiaia apurou que há um movimento dentro da Conmebol para São Paulo receber o jogo, em um movimento de marketing. A capital paulista terá em 2024 o primeiro jogo da NFL, a liga profissional de futebol americano, na América do Sul, em 6 de setembro, na Neo Química Arena.

No fim de outubro e início de novembro tem o GP Brasil de Fórmula 1, também em São Paulo, e a avaliação é de que pegar ‘carona’ nesses eventos poderia ser interessante, com a final da Sul-Americana ocorrendo em 23 de novembro.

O reformado Pacaembu, com capacidade para quase 30 mil pessoas, foi uma opção pensada, mas há um problema: o gramado sintético. Morumbi e Neo Química têm capacidade alta, o que poderia ser um impeditivo a depender dos finalistas.

Mas se times brasileiros estiveram bem classificados para a fase de mata-mata da Sul-Americana, a opção por São Paulo pode se tornar mais clara.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais