O São Paulo empatou por 1 a 1 com o Libertad-PAR na noite desta quarta-feira (14), no Morumbis, pela quinta rodada da Copa Libertadores. O Tricolor Paulista, que contou com a expulsão de Alisson logo no começo de jogo, garantiu a classificação para as oitavas de final do torneio continental.
O jogo no Morumbis foi condicionado pela expulsão do volante são-paulino, aos 16 minutos da primeira etapa, após forte entrada em Marcelo Fernández. Com um a mais, o Libertad ganhou mais respiro com a posse de bola e freou o ímpeto tricolor.
Os paraguaios abriram o placar no segundo tempo com Gustavo Aguilar, que completou cobrança de falta lateral batida por Iván Ramírez. O São Paulo empatou no último minuto da etapa regulamentar, com Lucca, em jogada individual pela esquerda.
Com o empate, o São Paulo segue na liderança do grupo D da Libertadores, com 11 pontos conquistados. O Libertad aparece em segundo, com oito, enquanto Alianza Lima-PER (quatro) e Talleres-ARG (um) vêm logo atrás.
Talleres e Alianza Lima se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 19 horas (de Brasília), em Córdoba (ARG), para fechar a rodada no grupo D.
O Tricolor volta a entrar em campo neste sábado (17), contra o Grêmio, no Morumbis, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na Copa Libertadores, a equipe terá pela frente o Talleres, no dia 27 de maio (terça-feira), também em casa.
São Paulo 1 x 1 Libertad-PAR
Como era de se esperar, o São Paulo começou a partida pressionando o Libertad, contando com a atmosfera do Morumbis a seu favor. Aos 11 minutos, Ferreirinha finalizou de fora da área para defesa de Rodrigo Morínigo, levantando a torcida.
Expulsão de Alisson
Aos 16 minutos, porém, o São Paulo perdeu o volante Alisson. O jogador foi expulso de forma direta pelo árbitro Carlos Betancur após forte entrada, com a sola, em Marcelo Fernández.
Libertad melhora e “esfria” a partida
Com a superioridade numérica, o Libertad cresceu na partida, ficando mais tempo com a posse. Aos 28, Thomás Gutiérrez aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou com muito perigo, próximo da meta de Rafael.
Até o intervalo, o Tricolor até buscou algumas investidas, especialmente a partir de Lucas Ferreira, mas não teve sucesso.
Ferreirinha e Marcos Antônio tentam
Mesmo em inferioridade, o São Paulo voltou do intervalo com as melhores chances da partida. Aos quatro minutos, Ferreira ficou cara a cara com o goleiro adversário, mas de esquerda, finalizou para fora.
Aos 16, foi a vez de Marcos Antônio arriscar de fora da área e errar por pouco o alvo.
Zubeldía cauteloso
Mesmo com as chances criadas, Zubeldía optou por mudanças conservadoras que não agradaram parte do estádio. O treinador tricolor mandou a campo Pablo Maia e Ferraresi nas vagas de Oscar e Ferreirinha.
Libertad vai às redes
Após pouco criar, os paraguaios chegaram ao gol com Gustavo Aguilar, que completou cobrança de falta lateral batida por Iván Ramírez, aos 30 minutos do segundo tempo.
Lucca explode o Morumbis
No último minuto do período regulamentar, Lucca, que saiu do banco de reservas, deixou tudo igual. O jovem revelado em Cotia partiu para cima da marcação adversária pelo lado esquerdo e fuzilou contra a meta adversária.
São Paulo 1 x 1 Libertad-PAR
Escalação do São Paulo
Rafael; Cédric (Luciano), Ruan Tressoldi (Arboleda), Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Oscar (Pablo Maia); Lucas Ferreira (Ferraresi), Ferreirinha (Lucca) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía
Escalação do Libertad-PAR
Rodrigo Morínigo; Iván Ramírez, Diego Viera, Thomás Gutiérrez e Mathías Espinoza; Álvaro Campuzano (Lucena), Hernesto Caballero e Lucas Sanabria (Hugo Martínez); Marcelo Fernández (Alcaraz), Alexis Fretes (Melgarejo) e Roque Santa Cruz (Aguilar). Técnico: Sergio Aquino.
Gols
- Libertad: Gustavo Aguilar (30min/2ºT)
- Lucca (45min/2ºT)
Cartões amarelos
- Hernesto Caballero e Lucas Sanabria (Libertad); Lucca (São Paulo)
Cartões vermelhos
- Alisson (São Paulo)
- Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores
- Data e hora: 14 de maio de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Carlos Betancur (COL)
- Auxiliares: Jhon Gallego (COL) e Cristian Aguirre (COL)
- VAR: Nicolas Gallo (COL)