O
Terceira colocada com 64 pontos, a Raposa se garantiu, ao menos, nas etapas preliminares. A vaga direta na fase de grupos, porém, está próxima e pode ser confirmada em breve.
Cruzeiro na Copa Libertadores
Um dos clubes brasileiros de maior tradição na América do Sul, o Cruzeiro ostenta números marcantes e grandes histórias na Copa Libertadores. O clube já participou do torneio 17 vezes, com dois títulos e dois vices.
As conquistas
O primeiro título do Cruzeiro na Libertadores aconteceu em 1976. O esquadrão liderado por Joãozinho, Nelinho e Jairzinho derrotou o River Plate-ARG em uma final disputada em três partidas e levantou a taça no Estádio Nacional, em Santiago, capital do Chile.
Depois de 21 anos, a América do Sul voltou a ser pintada de azul e branco. Na segurança de Dida e no gol solitário de Elivélton, a equipe celeste derrotou o Sporting Cristal-PER no Mineirão lotado e ficou com o título de 1997.
Em outras duas oportunidades o time azul chegou à final do torneio, mas não saiu campeão. Logo depois do primeiro título, o Cruzeiro foi derrotado para o Boca Juniors-ARG na final de 1977, nas penalidades máximas. O outro vice aconteceu em 2009, após derrota para o Estudiantes-ARG na decisão.
Números gerais
- 17 participações
- 166 jogos
- 95 vitórias
- 32 empates
- 39 derrotas
- 307 gols feitos
- 158 gols sofridos
Desempenho por participação
- 1967 - 5º colocado
- 1975 - 6º colocado
- 1976 - campeão
- 1977 - vice-campeão
- 1994 - 11º colocado
- 1997 - campeão
- 1998 - 5º colocado
- 2004 - 9º colocado
- 2008 - 9º colocado
- 2009 - vice-campeão
- 2010 - 7º colocado
- 2011 - 9º colocado
- 2014 - 6º colocado
- 2015 - 7º colocado
- 2018 - 5º colocado
- 2019 - 9º colocado
Maiores goleadas
- Cruzeiro 7 x 0 Universidad de Chile - Libertadores de 2018
- Cruzeiro 7 x 0 Real Potosí-BOL - Libertadores de 2010
Maiores artilheiros na Libertadores
- Palhinha - 20 gols
- Thiago Ribeiro - 13 gols
- Jairzinho - 12 gols
Jogadores com mais jogos na Libertadores
- Fábio - 81 jogos
- Henrique - 70 jogos
- Marquinhos Paraná - 44 jogos
Última participação
A última participação do Cruzeiro na Copa Libertadores foi em 2019. Na ocasião, o time celeste fez uma grande fase de grupos, mas encontrou o River Plate-ARG pela frente nas oitavas de final. Após dois empates sem gols, os argentinos levaram a melhor na disputa por pênaltis no Mineirão.
O time celeste se despediu do torneio com cinco vitórias, uma derrota e dois empates.