Ouvindo...

Dois jovens torcedores do Colo-Colo morrem antes de jogo contra o Fortaleza

Dupla foi vitimida durante tumulto nos arredores do Estádio Monumental David Arellano antes do início da partida pela Copa Libertadores

Estádio Monumental David Arellano, casa do Colo-Colo-CHI

Dois jovens torcedores do Colo-Colo-CHI morreram nos arredores do Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, antes da partida contra o Fortaleza, nesta quarta-feira (10), pela segunda rodada da Copa Libertadores.

Segundo a Rádio ADN, do Chile, as duas vítimas, de 13 e 18 anos, teriam sido atropeladas por um veículo da polícia local em meio a um grande tumulto nos arredores do estádio. A possibilidade está sendo investigada.

A confusão teria acontecido a partir da tentativa de torcedores chilenos que estavam sem ingressos e, mesmo assim, tentaram entrar no jogo. Uma das cercas do perímetro de segurança desabou durante a algazarra, e várias pessoas ficaram presas no local.

O clima de caos tomou conta do ambiente, dentro e fora do Monumental. Durante o segundo tempo da partida, torcedores do Colo-Colo quebraram o vidro de proteção e invadiram o gramado.

Ainda de acordo com a mídia chilena, a invasão seria uma reação de protesto às mortes dos jovens.

Conmebol e Federação Chilena se manifestam

Entidade máxima do futebol sul-americana e organizadora da Copa Libertadores, a Conmebol utilizou o X para lamentar as mortes. Veja, na íntegra, a nota.

“A CONMEBOL lamenta profundamente a morte de dois torcedores nas proximidades do Estádio Monumental antes do início da partida entre Colo Colo e Fortaleza Esporte Clube.

Expressamos nossas mais profundas condolências às famílias e entes queridos. Nós acompanhamos você neste momento difícil”.

Por meio de nota nas mídias digitais, a Federação de Futebol do Chile lamentou o ocorrido e fez um apelo às autoridades chilenas. Veja, na íntegra, a nota.

“A Associação Nacional de Futebol Profissional lamenta a morte de dois torcedores perto do Estádio Monumental antes do início da partida Colo-Colo x Fortaleza Esporte Clube pela CONMEBOL Copa Libertadores.

Por sua vez, a ANFP expressa seu categórico repúdio e condenação a qualquer ato de violência no contexto do futebol, dentro e fora de campo.

A atual crise de segurança exige urgentemente o trabalho e o esforço de todos. Portanto, pedimos às autoridades que convoquem todas as partes interessadas para implementar medidas administrativas e também para agilizar medidas legislativas para resolver este problema nacional. Este é o momento para que o Registro Nacional de Fãs se torne lei da República. Não podemos esperar mais.

A violência não pode vencer o esporte. É trabalho de todos fazer dos nossos shows um evento familiar”.

Invasão de torcedores e partida suspensa

Aos 25 minutos da etapa final, um grupo de torcedores do Colo-Colo quebrou o vidro de proteção e invadiu o campo. Essa ação fez com que a situação saísse de controle.

Assustados com a situação, os jogadores do Fortaleza saíram correndo para os vestiários em busca de segurança. Pouco depois, os atletas do Colo-Colo e a equipe de arbitragem também deixaram o gramado.

A partida foi paralisada. Com o passar do tempo, os torcedores chilenos deixaram o estádio e foram embora.

Possível protesto contra a polícia

De acordo com a imprensa chilena, a invasão seria um protesto pela morte de dois jovens torcedores do Colo-Colo, de 13 e 17 anos, em um tumulto antes da partida na entrada do estádio.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.