Ouvindo...

Flamengo perde para o Bolívar, mas sustenta vantagem e avança na Libertadores

Equipe de Tite sustenta vantagem construída no Maracanã e conta com defesas de Rossi para classificar-se para as quartas de final da Libertadores

Varela, do Flamengo, e Fábio Gomes, do Bolívar, durante a partida pelas oitavas de final da Libertadores

O Flamengo sofreu na altitude de La Paz, na Bolívia, perdeu por 1 a 0 para o Bolívar, mas garantiu a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. O Rubro-Negro até teve chances de abrir o placar, mas após Bruno Sávio abrir o placar, aos 12 minutos do segundo tempo, coube ao time de Tite resistir à pressão.

O Flamengo segue vivo em busca da Glória Eterna graças à vitória por 2 a 0 no Maracanã, há uma semana, com gols de Luiz Araújo e Léo Pereira.

Na próxima fase, o Flamengo enfrentará o Peñarol, que eliminou o The Strongest-BOL. Como fez melhor campanha na fase de grupos, o time uruguaio decidirá em casa.

A Conmebol ainda detalhará as datas, mas as quartas de final acontecerão nas semanas dos dias 18 e 25 de setembro. Confira todos os confrontos da Libertadores aqui!

Leia também

Bolívar não se impõe

O temor do Flamengo (e demais brasileiros) ao atuar na altitude de La Paz, de perder os duelos físicos e o tempo de bola, não se confirmou na primeira etapa no lotado Hernando Siles.

O Bolívar teve maior posse de bola - 62% até o intervalo -, mas não conseguiu impor um ritmo de jogo que ameaçasse, de fato, o time de Tite.

Pouco criativa, a equipe mandante abusou do “chuveirinho” sem sucesso. Das 11 finalizações, só duas tiveram a direção certa e não exigiram muito de Rossi.

Luiz Araújo se entrega na marcação na partida entre Flamengo e Bolívar, em La Paz, pela Libertadores

Gerson perde a melhor chance

Além de não sofrer, o Flamengo ainda perdeu grande oportunidade de abrir o placar em La Paz. A jogada foi construída por De La Cruz, que deu ótimo passe para Gerson.

Aos 16 minutos, o capitão rubro-negro saiu cara a cara com Carlos Lampe, mas tomou a decisão errada. Ao invés de finalizar, tentou o drible e foi desarmado pelo goleiro.

Ayrton Lucas faz o mesmo

Na volta do intervalo, Ayrton Lucas fez grande jogada individual e ficou de frente para o gol, mas finalizou muito mal, por cima do gol de Lampe.

Pressão e gol dos mandantes

Depois desta chance, tudo mudou. Aos oito, Bruno Sávio limpou a marcação de Ayrton Lucas e Luiz Araújo e acertou o travessão de Rossi.

Aos 12, o camisa 10 abriu o placar. Fábio Gomes, outro brasileiro do Bolívar, cruzou para a área e apareceu nas costas de Ayrton Lucas para marcar para o Bolívar: 1 a 0 em La Paz!

Bolívar abre o placar contra o Flamengo, em La Paz, pela Libertadores

Sem conseguir trabalhar a bola, Tite apostou nas entradas de David Luiz e Bruno Henrique nos lugares de De La Cruz e Carlinhos. Depois, Evertton substituiu Gerson.

A partir dos 30, o Flamengo passou a atuar com uma linha defensiva de cinco jogadores a fim de proteger a entrada da área e reforçar a bola aérea.

Apenas com Bruno Henrique mais adiantado, o Flamengo abdicou de ter a bola. A estratégia deu certo. O Bolívar não manteve o volume ofensivo.

As últimas emoções

Aos 36, Henry Vaca arriscou de muito longe e acertou o travessão após desvio de Rossi. Aos 41, nova defesa do goleiro em cabeçada de Oviedo.

Aos 44, o Flamengo encaixou um raro contra-ataque com Bruno Henrique, que foi derrubado por Anderson. O zagueiro do Bolívar recebeu o cartão vermelho.

Bolívar 1 x 0 Flamengo

Bolívar

Carlos Lampe; José Sagredo, Anderson, Orihuela e Jesus Sagredo (Yomar Rocha); Justiniano, Ramiro Vaca e Saucedo (Henry Vaca); Bruno Sávio, Fábio Gomes e Oviedo - Técnico: Flávio Robatto.

Flamengo

Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Erick Pulgar, De La Cruz (Bruno Henrique) e Gerson (Evertton Araújo); Luiz Araújo e Carlinhos (David Luiz) - Técnico: Tite.

Gols: Bruno Sávio (12'/2ºT), do Bolívar

Cartão amarelo: Anderson e Bruno Sávio (BOL); De La Cruz e Gerson (FLA)
Cartão vermelho: Anderson (FLA)

Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia
Data e hora: 22 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Christian Perez (ARG)
Assistentes: Sebastian Rodriguez (ARG) e David De Yesso (ARG)
Árbitro de vídeo: Mauro Vigliano (ARG)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.