No confronto mais aguardado das oitavas de final da Libertadores, Botafogo e Palmeiras fizeram um jogo à altura das expectativas. Quem largou na frente por uma vaga nas quartas de final foi o Alvinegro, que fez valer o “fator casa” e venceu por 2 a 1, nesta quarta (14), no Estádio Nilton Santos.
Os três gols saíram no primeiro tempo. Luiz Henrique abriu o placar, Maurício empatou para o Verdão e Igor Jesus devolveu a vantagem ao Glorioso.
Com o resultado, o Botafogo joga por um empate em São Paulo. O jogo de de volta será na próxima quarta (21), no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília).
Antes, os times disputam clássicos neste domingo (18) pelo Brasileirão. O Botafogo recebe o Flamengo, enquanto o Palmeiras enfrenta o São Paulo. Veja a tabela!
Alvinegro dita o ritmo
Assim que a bola rolou, começou o duelo tático no Nilton Santos. O Palmeiras, bem postado defensivamente, mostrou variação para subir a marcação e atrapalhar a saída de bola adversária.
Mesmo com a perseguição individual de Moreno a Marlon Freitas, o Botafogo ditou o ritmo, mas levou o primeiro susto pelo alto, com John defendendo cabeçada de Murilo aos seis minutos.
Luiz Henrique insiste e marca
Na ligação direta, o time de Artur Jorge respondeu de imediato, com lançamento para Luiz Henrique. No escorregão de Murilo, Luiz Henrique invadiu a área finalizou rente à trave esquerda.
Aos 15, Almada encontrou espaço no meio e Luiz Henrique, agora de fora da área, voltou a chutar com perigo contra à meta de Weverton.
Na terceira vez, não teve jeito. Ao desarmar o rival na entrada de sua área, o Botafogo teve o espaço que gosta para contra-atacar em velocidade.
A bola passou pelos pés de Almada e Igor Jesus, que cruzou na medida para Luiz Henrique cabecear e, enfim, abrir o placar no Nilton Santos: 1 a 0 aos 22 minutos!
Palmeiras aproveita vacilo
O gol de empate saiu de maneira semelhante. Em saída de bola que parecia tranquila, John demorou muito, até ser pressionado e dar um chutão ruim.
O lançamento foi interceptado por Raphael Veiga, a bola logo chegou a Rony, que tocou para Maurício. A finalização cruzada ainda passou por baixo do goleiro rival: 1 a 1 aos 33!
Igor Jesus faz o dele!
Após o empate, o Botafogo precisou de alguns minutos para reencontrar o seu ritmo, mas voltou a ter vantagem no placar após boa troca de passes e movimentação no ataque.
Em um raro momento que teve espaço, Marlon Freitas lançou para Igor Jesus, que girou em cima de Vitor Reis e tocou na saída de Weverton: 2 a 1 aos 39 minutos.
Abel mexe no ataque
Na volta do intervalo, o Palmeiras voltou apenas com Lázaro no lugar de Rony, mas Abel Ferreira fez mais duas mudanças aos 12 minutos, colocando Estevão e Felipe Anderson em campo.
O cenário da partida mudou, com a posse de bola sendo mais do time visitante. Como resposta, Artur Jorge mexeu pela primeira vez, colocando Tiquinho Soares aos 15 minutos.
Botafogo resiste e segura vantagem
O impacto da entrada de Estevão foi imediato, com o Palmeiras buscando o garoto. Cuiabano logo recebeu cartão amarelo e foi substituído por Marçal. Matheus Martins também entrou.
Uma ou outra jogada individual da joia, o Botafogo viu os minutos passarem sem grandes emoções. Na reta final, Artur Jorge reforçou o meio com as entradas de Tchê Tchê e Allan.
Nos minutos finais, o time de Abel Ferreira insistiu na bola aérea, mas o Botafogo resistiu e segurou a vantagem até o apito final.
Botafogo 2 x 1 Palmeiras
Botafogo
John; Mateo Ponte, Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal); Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Thiago Almada (Matheus Martins); Savarino (Tiquinho Soares), Luiz Henrique (Tchê Tchê) e Igor Jesus - Técnico: Artur Jorge.
Palmeiras
Weverton; Murilo, Gustavo Gómez e Vitor Reis; Giay, Aníbal Moreno, Raphael Veiga (Fabinho), Maurício (Estevão) e Vanderlan; Rony (Lázaro) e Flaco López (Felipe Anderson) - Técnico: Abel Ferreira
Gols: Luiz Henrique (22'/1ºT) e Igor Jesus (39'/1ºT), do Botafogo, e Maurício (33'/1ºT), do Palmeiras
Cartão amarelo: Cuiabano e Tiquinho Soares (BOT); Estevão, Flaco López e Raphael Veiga (PAL)
Cartão vermelho: Não houve.
Público e renda: R$ 1.775.401,25 / 36.394 pagantes / 38.848 presentes
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores
Data e horário: 14 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Horacio Ferreiro (URU)
Árbitro de vídeo: Cristhian Ferreyra (URU)