Ouvindo...

Fluminense vence o Alianza Lima, de virada, e encerra primeira fase da Libertadores invicto

Tricolor fica atrás do marcador em duas oportunidades, mas com segundo tempo eletrizante vence mais uma e termina com 14 pontos a primeira fase

Keno e Marcelo marcaram para o Fluminense na vitória sobre o Alianza Lima

O Fluminense manteve sua invencibilidade na Copa Libertadores nesta quarta-feira (29), no Maracanã, diante do Alianza Lima-PER. De virada, a equipe carioca venceu por 3 a 2 e confirmou uma das melhores campanhas da primeira fase.

O Tricolor terminou na liderança do Grupo A, com 14 pontos, enquanto os peruanos foram o lanterna com apenas quatro. Os gols da partida foram marcados por Keno, Marcelo e John Kennedy, para o Tricolor, todos no segundo tempo. Para o Alianza Lima, Arregui e Serna balançaram as redes.

O Colo-Colo-CHI, com seis pontos, foi o outro classificado da chave. Após empatar em todos os primeiros critérios de desempate com o Cerro Porteño-PAR, o time chileno avançou pelo números de gols marcados como visitante: 3 a 2.

Leia também

Fluminense sofre gol novamente

Terceiro jogo no Maracanã e pela terceira vez a defesa do Fluminense não consegue sair invicta. Desta vez, precisou de apenas seis minutos para Arregui subir mais que a defesa, após escanteio, e colocar o time peruanp na frente do marcador.

Já classificado com a primeira colocação, Fernando Diniz tem como meta conseguir corrigir suas falhas defensivas para a sequência da Copa Libertadores. Apenas fora de casa, diante de Colo-Colo e Cerro que o Flu não foi vazado.

Tricolor martela, mas pouco assusta

Com o regulamento embaixo do braço, o Fluminense parecia atuar em ritmo de treino e, apesar do total domínio, cedeu muito espaço para o Alianza contra-atacar. Por algumas oportunidades, o time peruano quase ampliou o marcador.

O Fluminense criou algumas chances, mas foi pouco para empatar e até mesmo sonhar com uma virada. E assim, o Flu foi para o intervalo perdendo por 1 a 0. Neste momento, com um empate parcial entre Cerro e Colo-Colo, o Alianza estava garantindo a vaga.

Diniz faz mudanças e empate relâmpago

Para o segundo tempo, Fernando Diniz fez três mudanças no Fluminense e com menos de um minuto já surtiu efeito. No primeiro ataque tricolor, Keno igualou a partida no Maracanã.

Após cruzamento de Marcelo, Marquinhos, no primeiro toque na bola, finalizou e no rebote Keno só mandou de cabeça para o fundo gol. Um balde de água fria na pretensão dos peruanos.

Como assim?

Que balde de água fria nada. O Alianza não sentiu o gol e precisou de dois minutos para voltar a liderar o placar e seguir sonhando com o milagre da classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores.

Cabellos fez ótima jogada pela direita, Lima afastou errado e Serna pegou de primeira para colocar o time peruano em vantagem: 2 a 1 surpreendente.

Marcelo empata!

O que faltou de emoção no primeiro tempo, sobrou em sete minutos da segunda etapa. Foi a vez do Alianza sequer comemorar o gol. Marcelo empatou a partida logo em seguida.

O craque tabelou com John Kennedy e Cano, sempre em toques de primeira, e fuzilou da entrada da área. Foi o segundo gol do camisa 12 na Copa Libertadores. Ambos no Maracanã.

John Kennedy garante a vitória

O Urso está de volta. Depois de reencontrar as redes na vitória sobre o Sampaio Corrêa, John Kennedy iniciou entre os titulares e mostrou porque é decisivo. Inclusive, a Copa Libertadores é um torneio que ele conhece bem.

Autor do gol do inédito título em 2023, além de ter sido decisivo em outros jogos, o camisa 9 fez fila na defesa do Alianza Lima e bateu cruzado. Seu primeiro gol na Libertadores deste ano. Definitivamente, ele se reencontrou.

Colo-Colo classificado

No outro jogo da chave, em Assunção, Cerro Porteño-PAR e Colo-Colo-CHI ficaram no empate por 1 a 1. Com o mesmo números de pontos e saldo de gols, o time do Chile ficou com a classificação pelo terceiro critério de desempate, que são os gols marcados como visitante.

Ao todo, os chilenos fizeram três gols longe de casa, enquanto o Cerro fez apenas dois. Com isso, os paraguaios vão para a Copa Sul-Americana e o time de Santiago segue para as oitavas de final. Ambos somaram somente seis pontos.

Próximos jogos

O Fluminense entra em campo no sábado (1), às 18h30 (de Brasília), no mesmo Maracanã, para encarar o Juventude, pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor está na zona de rebaixamento com apenas cinco pontos.

O Alianza Lima encerrou o Torneio Apertura no Peru na quarta colocação e agora terá recesso até a estreia no Clausura, ainda sem data definida.

Fluminense 3x2 Alianza Lima-PER

Fluminense

Fábio; Guga (Marquinhos), Felipe Melo (Marlon), Martinelli e Marcelo; Alexsander (Paulo Henrique Ganso), Lima e Arias; Keno (Douglas Costa), John Kennedy e Cano (Renato Augusto). Técnico: Fernando Diniz.

Alianza Lima-PER

Saravia; Freytes, Zambrano e Garcés; Zanelatto, Castillo (Fuentes), Arregui (Guzmán), Cabellos e Lagos (De Santis); Serna e Waterman (Barcos). Técnico: Alejandro Restrepo.

Gols: Keno (Aos 55 seg do 2º T), Marcelo (Aos 7 min do 2ºT) e John Kennedy (Aos 35 min do 2ºT) para o Fluminense;
Arregui (Aos 6 min do 1ºT) e Serna (Aos 4 min do 2ºT) para o Alianza Lima

Cartão amarelo: Felipe Melo, Marcelo, Martinelli, Paulo Henrique Ganso, Marquinhos e John Kennedy (FLU); Arregui (ALI)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo de válido pela sexta rodada do Grupo A da Copa Libertadores
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 29 de maio de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Renda e público: R$ 1.366.136,00/38.404 presentes
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Pablo Llarena (URU)
Árbitro de vídeo: Leodan González (URU)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.