O Botafogo disputará a fase preliminar da Libertadores em 2026. Com as eliminações de Fluminense e Cruzeiro da Copa do Brasil, neste domingo (14), o Glorioso não tem mais chances de “herdar” uma vaga direta na fase de grupos da Copa.
O cenário para o Botafogo
Com 63 pontos, o Botafogo terminou o Brasileirão em sétimo lugar. A posição garantiu a classificação para as fases preliminares da Libertadores de 2026.
Caso Fluminense ou Cruzeiro - que terminaram melhores colocados do que Alvinegro na Série A - fossem campeões, o time de Davide Ancelotti herdaria uma vaga direta na fase de grupos da Copa.
As finais da Copa do Brasil
As finais da Copa do Brasil serão nos dias 17 e 21 de dezembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.
Nos pênaltis,
O Vasco também avançou nas penalidades, eliminando o Fluminense após dois clássicos no Estádio do Maracanã.
O sorteio da Libertadores
A Conmebol definiu que o sorteio das fases preliminares da Copa Libertadores 2026 será realizado na quinta (18). O evento será na sede da entidade, em Luque, no Paraguai, às 12h (de Brasília).
Botafogo e Bahia são os clubes brasileiros envolvidos nas fases preliminares.
Os brasileiros entram apenas na segunda fase preliminar. A primeira etapa é disputada por equipes Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A etapa que antecede as chaves da Libertadores é disputadas em 1ª, 2ª e 3ª preliminares.