O Fortaleza encerrou o jejum de quatro jogos sem vitória na temporada ao aplicar 4 a 0 no Ferroviário, na noite desta quarta-feira (5), na Arena Castelão, na capital cearense. O jogo foi válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
O Ferroviário optou por não escalar titulares importantes, como os atacantes Ciel e Allanzinho, justamente para poupá-los para o confronto contra o Fortaleza do próximo sábado (8), pela volta da semifinal do Campeonato Cearense.
Na ida o placar foi 0 a 0, portanto quem vencer vai à final e nova igualdade define a vaga nos pênaltis.
O Leão se aproveitou da fragilidade do time B do Tubarão e com um minuto já ganhava por 1 a 0, com Moisés se aproveitando de falha de Jefão na saída de bola.
Aos 12 minutos, Yago Pikachu ampliou e aos 26, de cabeça, Moisés fez seu segundo gol na partida, definindo a vitória com mais da metade da partida ainda as disputar. No segundo tempo, Renato Kayzer definiu o resultado cobrando pênalti, aos 37 minutos do segundo tempo.
O Fortaleza vivia um início de crise pelo tempo sem vencer. Eram três derrotas e um empate, e os torcedores estavam irritados.
Membros de uma torcida organizada estiveram na terça-feira (4) na sede do clube, no Pici, pedindo para falar com alguns jogadores, mas a diretoria não permitiu. Faixas foram colocadas em alguns pontos da cidade com críticas ao homem forte do futebol, o CEO da SAF, Marcelo Paz.
Com o resultado, o Fortaleza chegou aos nove pontos no Grupo A, em cinco jogos, e assumiu a segunda colocação, junto com o Sport. O Vitória lidera, com dez. Os dois rivais ainda jogam nesta quarta, contra CRB e Altos-PI, respectivamente.
O Ferroviário é o sétimo, com quatro pontos. Somente os quatro primeiros, depois de sete rodadas, avançam para as quartas de final.
Os dois times voltam a jogar pelo Nordestão na semana de 19 de março. O Fortaleza vai visitar o Sousa, na Paraíba, enquanto o Ferroviário enfrentará o CRB, em Maceió. A CBF ainda vai divulgar datas exatas e horários.
Fortaleza 4 x 0 Ferroviário
Fortaleza
João Ricardo; Tinga (Brítez), David Luiz, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Matheus Rossetto, Martínez (Zé Welison) e Pochettino (Calebe); Yago Pikachu, Lucero (Renato Kayzer) e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Ferroviário
João Vitor; Rikelmy, Lucas Ramires, Jefão e João Cubas; Pablo Alves, João Vitor Batista (Victor Diotti) e Janeudo; Matheus Xavier (Christian Eto’o), Samuel Almeidas e Gustavo (Thiago Pulga). Técnico: Tiago Zorro
Gols
Moisés (1min1ºT) e (26min1ºT), Yago Pikachu (12min1ºT), Renato Kayzer (37min2ºT), de pênalti, para o Fortaleza
Cartões Amarelos
David Luiz, Brítez (Fortaleza)
Público total: 10.750
Renda bruta: R$ 101.541,00
Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
Data e horário: 5 de março de 2025 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira (AL)
Auxiliares: Rondinelle dos Santos Tavares e Maria de Fátima Mendonça Trindade (ambos de AL)