Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

Copa do Nordeste: CRB terá que alcançar feito inédito para bater Fortaleza na final

Vantagem de 2 a 0 aberta por cearenses no primeiro jogo da decisão, na noite desta quarta-feira (5), nunca foi revertida na história da decisão regional

Lucero, do Fortaleza, com a bola na final da Copa do Nordeste contra o CRB

Em 18 finais de Copa do Nordeste com partidas de ida e volta, nunca uma vantagem de dois gols foi revertida. É isso o que o CRB terá que fazer no próximo domingo (9), atuando em sua casa, o estádio Rei Pelé, em Maceió. O jogo contra o Fortaleza será às 16h30 (de Brasília).

Com mais e 47 mil pessoas na Arena Castelão, na capital cearense, na noite desta quarta-feira (5), o Tricolor venceu por 2 a 0, gols de Moisés e Lucero, e abriu boa vantagem na decisão do regional para o confronto de volta em Alagoas.

O Fortaleza pode perder por até um gol de diferença que conquista o tricampeonato. Para levantar sua primeira taça regional, o Galo alagoano precisa vencer por três gols de diferença. Se ganhar por dois, o campeão será conhecido após cobranças de pênaltis.

As viradas

Somente em duas das 18 finais com dois confrontos um time que perdeu a ida conseguiu ser campeão: em 1998, o América de Natal foi superado por 2 a 1 em Salvador, na primeira partida. Azarão contra um Rubro-Negro baiano que tinha o sérvio Petkovic no elenco, o time potiguar fez 3 a 1 em Natal e ficou com o troféu, o único do Nordestão que um time do Rio Grande do Norte possui.

Em edição mais recente, 2021, o Bahia perdeu o primeiro embate para o Ceará, no estádio de Pituaçu, em Salvador, por 1 a 0, mas no Castelão, em Fortaleza, fez 2 a 1 e conquistou seu quarto título nas cobranças de pênaltis por 4 a 2.

Em 2020, Ceará 3 a 1 no Bahia, em 2014, Sport 2 a 0 no Ceará, em 2001, Bahia 3 a 1 no Vitória, em 1999, Vitória 2 a 0 no Bahia, e em 1997, Vitória 3 a 0 no Bahia, foram as vezes que uma equipe abriu dois ou mais gols de vantagem na ida. Todos confirmaram o título na volta.

"É uma vantagem boa [do Fortaleza], eu queria estar ganhando por 2 a 0. Mas temos exemplos de situações como essas que podem ser revertidas. Vamos precisar de uma defesa mais sólida, e ter equilíbrio. Não podemos só atacar, é preciso equilíbrio”, disse Daniel Paulista, técnico do CRB, após a partida de ida no Castelão.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.