Ouvindo...

Times

Copa do Nordeste espreme calendário dos clubes, e CBF adia jogos do Brasileiro

Jogos entre Bahia e Fortaleza, pela Série A, e Sport e CRB, pela Série B, foram adiados após definição da tabela do regional

Com a definição da tabela das semifinais da Copa do Nordeste, jogos da Série A e da Série B do Campeonato Brasileiro foram adiados. Os calendários dos clubes que disputam a competição regional (Bahia, CRB, Fortaleza e Sport) ficou ainda mais espremido, o que tem gerado insatisfação entre eles.

A CBF escolheu o dia 26 de maio, um domingo, para as semifinais do Nordestão, porque neste final de semana haveria, coincidentemente, Bahia x Fortaleza, pela oitava rodada da Primeira Divisão do Brasileiro, e CRB x Sport, pela sétima rodada da Segundona.

Os dois jogos foram adiados e as novas datas ainda não foram definidas. Vale lembrar que os quatro clubes envolvidos na Copa do Nordeste disputam, também, a Copa do Brasil, e o Fortaleza está envolvido na Copa Sul-Americana.

Técnicos insatisfeitos

Os técnicos das equipes envolvidas na competição regional têm reclamado que o calendário está cada vez mais espremido. No último domingo (21), Rogério Ceni, comandante do Bahia, criticou a demora para definir a tabela das semifinais. À época, ainda não se sabia se o jogo do Esquadrão contra o CRB ocorreria nesta semana.

“Já é uma coisa bem assustadora para o futebol brasileiro, a três dias de um jogo, não termos definição. Que seja encaixado em uma data que não esprema a gente no futuro. Todo mundo quer enfiar o jogo na hora que quer”, disse Ceni.

O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, também se mostrou indignado com o fato de o Nordestão ser disputado simultaneamente com outras competições, como Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana.

“Para ser sincero, Sul-Americana, Brasileirão e Copa do Brasil estão em nossa cabeça. Os Estaduais fecharam, e fica ainda a Copa do Nordeste, essa Copa fica colocada em uma situação que temos que resolver. Tem que aceitar, tem que planejar, mas todos os times agora vão jogar o Brasileirão e nós não vamos jogar o Brasileirão. Isso dificulta”, pontuou.

Copa do Brasil na semana anterior

Como citado mais acima, os quatro clubes envolvidos na Copa do Nordeste estão também na 3ª fase da Copa do Brasil. E os jogos decisivos do mata-mata nacional vão ocorrer na semana anterior das semifinais do regional.

O Bahia visita o Criciúma no dia 23 de maio, uma quinta-feira, às 19h (de Brasília) - três dias antes de receber o CRB em Salvador pelo Nordestão. No mesmo dia, o próprio Galo Alagoano joga às 21h30, contra o Ceará, na Arena Castelão, para decidir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Fortaleza e Sport jogarão em dias diferentes pela competição nacional. O Tricolor do Pici entra em campo no dia 21 de maio, uma terça, contra o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), e o Leão da Ilha recebe o Atlético no dia 22, uma quarta, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Veja os jogos da Copa do Nordeste:

  • Bahia x CRB - 26 de maio - 18h (de Brasília) - Arena Fonte Nova, em Salvador
  • Sport x Fortaleza - 26 de maio - 18h (de Brasília) - Arena de Pernambuco, no Recife

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais