O
Com um gol chorado, ainda no primeiro tempo, marcado por Lucas Piton, o Cruzmaltino volta a figurar entre os oito melhores do torneio, após nove anos. A última vez foi em 2015.
Alívio no primeiro tempo
A partida teve um primeiro tempo muito equilibrado. Até os acréscimos, poucas chances de gol eram criadas pelas duas equipes. O Atlético se mostrava contente com o empate, arriscando apenas nos contragolpes.
Já o Vasco tinha como sua principal jogada chutes de longe de Payet ou cruzamentos na área buscando Vegetti. O argentino inclusive, em um contra-ataque, trombou com Roni e o lateral goianiense precisou deixar o gramado.
Quando a partida se encaminhava para um intervalo sem gols, o Cruzmaltino contou com a sorte. Vegetti invadiu a área e foi travado pela defesa. A bola sobrou para Lucas Piton que bateu para o gol e viu ela entrar.
Mas não foi de forma direta. Guilherme Romão tentou tirar, se enrolou com a bola, e mandou para dentro do próprio gol. Explosão em São Januário.
Dragão pressiona
Precisando do gol para levar o duelo para os pênaltis, o Atlético-GO voltou precisando na segunda etapa. Com o time inferior tecnicamente, o estreante Umberto Louzer colocou o Dragão para cima, e levou perigo principalmente nas bolas paradas.
A equipe visitante criou diversas oportunidades, mas a defesa do Vasco se salvava como podia. Em uma delas, Léo Jardim impediu o que seria o gol certo de Derek. O Cruzmaltino tentava avançar no contra-ataque, mas não levava perigo.
A sorte realmente estava ao lado do Vasco. Mesmo com o Atlético martelando durante toda a segunda etapa e chegando cada vez mais com perigo, o gol de empate não saiu e o Cruzmaltino avançou. A apreensiva torcida finalmente soltou o grito da vitória.
Dinheiro no bolso
Com a classificação, o Vasco, garantiu a premiação de R$ 4,515 milhões por estar na fase de quartas de final. A Copa do Brasil é o torneio com maior premiação do futebol brasileiro.
Próximos jogos
Enquanto aguarda o adversário na próxima fase da Copa do Brasil, o Vasco foca suas atenções na Série A do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino faz o clássico contra o
Já o Atlético-GO, na lanterna da Série A, encara o
Vasco 1x0 Atlético-GO
Vasco
Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Léo, Lucas Piton (Victor Luís), Hugo Moura (JP), Mateus Carvalho (Galdames), Sforza e Payet (GB), Adson (Émerson Rodríguez) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Atlético-GO
Pedro Rangel; Roni (Rhaldiney), Adriano Martins, Pedro Henrique e Guilherme Romão (Rodallega); Gonzalo Freitas (Max), Baralhas, Alejo Cruz e Shaylon (Jan Hurtado); Luiz Fernando e Emiliano Rodríguez (Derek). Técnico: Umberto Louzer.
Gols: Lucas Piton (Aos 48 min do 1º tempo) para o Vasco
Cartão amarelo: Paulo Henrique, Galdames, GB (VAS); Alejo Cruz, Rhaldiney (AGO)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data e hora: 6 de agosto de 2024, às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Luanderson Silva (BA) e Thiaggo Labes (SC)
Arbitro de vídeo: Rafael Traci (Fifa/SC)