Ouvindo...

Times

Nordeste sofre com eliminações, e só dois clubes seguem na Copa do Brasil

Região terminou a terceira fase da competição com sete equipes eliminadas; apenas Bahia e CRB avançaram

A região Nordeste sofreu um baque na terceira fase da Copa do Brasil. Dos nove clubes que chegaram nesta altura da competição, sete foram eliminados. Ou seja, 77,7%. Apenas Bahia e CRB avançaram às oitavas de final.

É o menor número de nordestinos dos últimos quatro anos. A última vez que apenas dois clubes da região foram às oitavas foi em 2020. Na ocasião, apenas Ceará e Fortaleza chegaram tão longe.

Os primeiros a cair foram Sousa-PB e Fortaleza, na última terça-feira (21). O Dinossauro, responsável por eliminar Cruzeiro e Petrolina-PE nas duas primeiras fases, sucumbiu para o RB Bragantino em Bragança Paulista e perdeu por 3 a 0. Foi a melhor campanha do clube paraibano na história do torneio.

Já o time treinado por Juan Pablo Vojvoda empatou em 3 a 3 com o Vasco, em São Januário, e acabou derrotado nos pênaltis. O clube ficou bem longe de sua melhor participação: em 2021, só foi eliminado na semifinal.

Na quarta-feira (22), outras três equipes nordestinas foram eliminadas. Vice-campeão em 2010, o Vitória perdeu para o Botafogo em pleno Barradão, por 2 a 1, e deu adeus à Copa do Brasil.

O Sport, campeão em 2008, até venceu o Atlético, por 1 a 0, mas a derrota por 2 a 0 no jogo de ida cobrou seu preço. O clube pernambucano ainda tem a Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Nordeste para disputar em 2024.

O América-RN também foi eliminado. Apesar do jogo valente na Neo Química Arena, não resistiu à força do Corinthians, foi superado pelo placar de 2 a 1 e ficou longe das quartas de final que alcançou em 2014 - sua melhor campanha na história.

O drama nordestino terminou nesta quinta (23), mas dessa vez de forma inevitável. CRB e Ceará fizeram o único confronto regional da terceira fase. Melhor para o Galo, que venceu o segundo jogo por 1 a 0 e passou de fase.

O Bahia, para se classificar, bateu o Criciúma duas vezes: por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e por 2 a 0, no Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).

O sorteio para definir os adversários dos clubes do Nordeste será realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol, em data a ser confirmada.

Vale lembrar que a terceira fase ainda não está finalizada, já que os clubes gaúchos ficaram impedidos de jogar por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Dois confrontos ainda estão por fazer: Juventude x Internacional e Athletico x Ypiranga-RS.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais