Ouvindo...

Copa do Brasil: Fortaleza tenta melhorar a pontaria contra o Retrô

Jogo pela segunda fase será nesta quinta-feira (14), na Arena Castelão; time cearense tem criado chances, mas as desperdiçado, o que pode ser fatal em um confronto eliminatório

Pedro Augusto, Tinga e Marinho em treinamento do Fortaleza no centro de treinamento

Os dois empates recentes por 1 a 1, contra Botafogo-PB, pela Copa do Nordeste, e Maracanã, pelo Cearense, tiveram como principal causa a má pontaria do Fortaleza, avaliou o técnico Juan Pablo Vojvoda após essas partidas. E é isso que ele quer que mude para enfrentar o Retrô nesta quinta-feira (14), pela Copa do Brasil.

Válido pela segunda fase, o jogo terá início às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense. Quem vencer avança para a terceira fase e se terminar empatado a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.

Contra o Maracanã, pela semifinal do Estadual, no domingo passado (10), o Fortaleza teve 15 chances reais de gol, segundo dados da comissão técnica. E marcou só uma vez. O “caminhão” de gols perdidos, principalmente no segundo tempo, atrapalhou o plano de abrir uma boa vantagem sobre o rival, tecnicamente mais fraco e que disputará a Série D nacional em 2024.

O Retrô-PE também jogará a quarta divisão e está na semifinal do Pernambucano dando trabalho. No fim de semana perdeu de 1 a 0 para o Náutico, um dos grandes do Estado. Para Vojvoda é fundamental que o seu time melhore a efetividade, pela semelhança que deve ser encontrada nessa partida com relação ao jogo do Cearense.

“Estamos com essa frustração [gols perdidos]. Vamos ter que revisar os erros, como sempre, continuar confiando, acreditando, porque as situações existem, as chances existem também”, disse Vojvoda após o 1 a 1 contra o Maracanã.

Reforços para o treinador

Machucado desde o início de fevereiro, o meia-atacante Calebe, ex-Atlético, finaliza o processo de transição e pode aparecer como opção. A depender do condicionamento físico, deve ficar como opção no banco de reservas.

Ele foi titular nos quatro primeiros jogos da temporada, até sofrer um estiramento muscular na coxa esquerda. A recuperação demorou cerca de cinco semanas para voltar aos treinamentos com o restante do grupo no campo do Centro de Excelência Alcides Santos.

Fora do time desde o atentado sofrido pelo ônibus da delegação com bomba e pedras atiradas por torcedores do Sport, no Recife, em 22 de fevereiro, o zagueiro Titi é outro que pode retornar. Ele passou por uma pequena cirurgia ao retirar um estilhaço na perda direita e ficou alguns dias sem treinar.

Fortaleza x Retrô

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Cardona (Titi) e Bruno Pacheco; Kauan, Pochettino e Kervin Andrade (Calebe); Yago Pikachu, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Retrô

Paulo Ricardo; Israel, Dankler, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Jean, Alencar e Moisés Ribeiro; Radsley, Giva e Luisinho. Técnico: Roberto Fernandes

Motivo: segunda fase da Copa do Brasil
Data e horário: 14 de março de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Transmissão: Prime Vídeo

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.