Adversário do Cruzeiro na Copa do Brasil, o Sousa-PB quer fazer história. Em cinco participações no mata-mata nacional, o Dinossauro, como é conhecido, nunca passou da primeira fase. Calhou o destino de colocar o clube no caminho do maior campeão da história do certame.
A data do confronto ainda não foi definida, mas deve ser em 21 ou 28 de fevereiro. O local será o estádio Antonio Mariz, o Marizão, alcunhado de “Bombonera do Sertão”, em referência ao estádio do Boca Juniors-ARG. É nele, inclusive, que o Sousa aposta suas fichas.
De acordo com dados do próprio clube, confirmados pela Itatiaia, o Dino não perde em seus domínios há um ano e seis dias. No período, soma 16 vitórias e apenas dois empates em 19 jogos. A última derrota foi para o Campinense-PB, por 1 a 0, em 25 de janeiro de 2023, pela 4ª rodada do Campeonato Paraibano daquele ano.
Renatinho Potiguar é o comandante do Dino
“Nosso adversário é um grande do futebol mundial. Sabemos da dificuldade, mas vamos com esperança, acreditando no que estamos fazendo no clube. O jogo aqui em Sousa é sempre diferente, principalmente para essas equipes maiores. Têm mais dificuldades com clima, campo. Estamos motivados”, afirmou o técnico Renatinho Potiguar, em entrevista à Itatiaia.
É bem verdade que o Cruzeiro não precisa vencer para avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. O regulamento da competição dá a vantagem do empate à equipe que estiver melhor colocada no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A lista divulgada pela entidade no fim de 2023 coloca a Raposa na 17ª colocação, com 8.330 pontos. O Sousa, por sua vez, é o 90º colocado, com apenas 802 pontos.
Lenda ou fato?
Dizem os moradores de Sousa (PB) que o Dino não perde para um time que veste azul no Marizão há 20 anos. A Itatiaia checou e trata-se de um exagero dos sertanejos, mas não tão grande assim.
A última vez que o Sousa foi derrotado em casa por um time vestido de azul foi em janeiro de 2013, para o Confiança-SE, por 1 a 0. Chegou a perder para o Retrô-PE, que tem azul em suas cores, em 2017. No entanto, o clube pernambucano estava vestido de amarelo na ocasião.
‘Rivalidade’ com o Galo
Apesar de o adversário ser o Cruzeiro, o Sousa fez questão de exaltar o clube como o “maior de Minas”, deixando o Atlético em segundo plano. A publicação foi feita no perfil oficial do clube no “X”, o antigo Twitter.
Alô torcida do Maior de Minas!! Aproveita pra colar em papai Dino aqui no "X".
— Sousa Esporte Clube 🦖⭐⭐ (@SousaEC91) January 30, 2024
☀️🌵☀️🦖 pic.twitter.com/HLDJoOt5cM
O fato amplificou a já grande rivalidade entre Galo e Raposa. Vale destacar que o clube paraibano nunca enfrentou nenhum dos dois em jogos oficiais.
Resistência do Sertão
Fundado em 10 de julho de 1991, o Sousa tem uma tradicional história no futebol local. Em 1994, sagrou-se como o primeiro clube do Sertão da Paraíba a conquistar o Campeonato Paraibano, e repetiu o feito em 2009.
Vice-campeão estadual em 2023, o Dino almeja crescer dentro do cenário regional. Na edição deste ano, acumula três pontos em duas rodadas do Paraibano.
Time do Sousa tem uma vitória e uma derrota no Paraibano
Renatinho Potiguar escalou o time com a seguinte base nesses jogos: Bruno Fuso; Iranílson, Adriano Seixas, Marcelo Duarte e Leozinho; Hebert Cristian, Alexandre Aruá e Wilson Potiguar; Michel Potiguar (Charles Pereira), Diego Ceará e Danilo Bala.
Na próxima fase, o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Sousa-PB enfrentará Petrolina-PE ou Cascavel-PR.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.