Ouvindo...

Conheça o Sousa-PB, adversário do Cruzeiro na Copa do Brasil

Conhecido como ‘Dinossauro’, clube da paraíba nunca passou da primeira fase da competição

Marizão não vê derrota do Sousa desde janeiro do ano passado

Adversário do Cruzeiro na Copa do Brasil, o Sousa-PB quer fazer história. Em cinco participações no mata-mata nacional, o Dinossauro, como é conhecido, nunca passou da primeira fase. Calhou o destino de colocar o clube no caminho do maior campeão da história do certame.

A data do confronto ainda não foi definida, mas deve ser em 21 ou 28 de fevereiro. O local será o estádio Antonio Mariz, o Marizão, alcunhado de “Bombonera do Sertão”, em referência ao estádio do Boca Juniors-ARG. É nele, inclusive, que o Sousa aposta suas fichas.

De acordo com dados do próprio clube, confirmados pela Itatiaia, o Dino não perde em seus domínios há um ano e seis dias. No período, soma 16 vitórias e apenas dois empates em 19 jogos. A última derrota foi para o Campinense-PB, por 1 a 0, em 25 de janeiro de 2023, pela 4ª rodada do Campeonato Paraibano daquele ano.

Renatinho Potiguar é o comandante do Dino

“Nosso adversário é um grande do futebol mundial. Sabemos da dificuldade, mas vamos com esperança, acreditando no que estamos fazendo no clube. O jogo aqui em Sousa é sempre diferente, principalmente para essas equipes maiores. Têm mais dificuldades com clima, campo. Estamos motivados”, afirmou o técnico Renatinho Potiguar, em entrevista à Itatiaia.

É bem verdade que o Cruzeiro não precisa vencer para avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. O regulamento da competição dá a vantagem do empate à equipe que estiver melhor colocada no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A lista divulgada pela entidade no fim de 2023 coloca a Raposa na 17ª colocação, com 8.330 pontos. O Sousa, por sua vez, é o 90º colocado, com apenas 802 pontos.

Lenda ou fato?

Dizem os moradores de Sousa (PB) que o Dino não perde para um time que veste azul no Marizão há 20 anos. A Itatiaia checou e trata-se de um exagero dos sertanejos, mas não tão grande assim.

A última vez que o Sousa foi derrotado em casa por um time vestido de azul foi em janeiro de 2013, para o Confiança-SE, por 1 a 0. Chegou a perder para o Retrô-PE, que tem azul em suas cores, em 2017. No entanto, o clube pernambucano estava vestido de amarelo na ocasião.

‘Rivalidade’ com o Galo

Apesar de o adversário ser o Cruzeiro, o Sousa fez questão de exaltar o clube como o “maior de Minas”, deixando o Atlético em segundo plano. A publicação foi feita no perfil oficial do clube no “X”, o antigo Twitter.

O fato amplificou a já grande rivalidade entre Galo e Raposa. Vale destacar que o clube paraibano nunca enfrentou nenhum dos dois em jogos oficiais.

Resistência do Sertão

Fundado em 10 de julho de 1991, o Sousa tem uma tradicional história no futebol local. Em 1994, sagrou-se como o primeiro clube do Sertão da Paraíba a conquistar o Campeonato Paraibano, e repetiu o feito em 2009.

Vice-campeão estadual em 2023, o Dino almeja crescer dentro do cenário regional. Na edição deste ano, acumula três pontos em duas rodadas do Paraibano.

Time do Sousa tem uma vitória e uma derrota no Paraibano

Renatinho Potiguar escalou o time com a seguinte base nesses jogos: Bruno Fuso; Iranílson, Adriano Seixas, Marcelo Duarte e Leozinho; Hebert Cristian, Alexandre Aruá e Wilson Potiguar; Michel Potiguar (Charles Pereira), Diego Ceará e Danilo Bala.

Na próxima fase, o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Sousa-PB enfrentará Petrolina-PE ou Cascavel-PR.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.