Ouvindo...

Campeão da Champions terá capitão de fora da Europa pela 4ª vez; relembre

Das 69 finais já disputadas, só três tiveram capitão ‘não europeu’; neste ano, Brasil ou Argentina estarão com a braçadeira no pódio

Marquinhos, do PSG; e Lautaro, da Inter de Milão

A final da Champions League 2024/25 terá mais um “ingrediente especial”. No sábado (31), PSG e Inter de Milão decidem a competição na Allianz Arena, em Munique na Alemanha, com a garantia de que o capitão do time vencedor não será um jogador europeu.

A final da Champions terá transmissão da Itatiaia, no rádio e nos canais digitais, direto de Munique.

Apesar da grande presença de atletas de outros continentes na Europa, o capitão do campeão europeu dificilmente faz parte desse grupo. Ao longo das 69 finais já disputadas, só em três delas o dono da braçadeira não era europeu.

A primeira vez foi em 1999/00, quando o argentino Redondo foi o capitão do Real Madrid no título. A Argentina marcou presença novamente em 2009/10, quando Zanetti era o capitão da Inter de Milão.

A terceira e última vez foi em 2021/22. Naquele ano, o brasileiro Marcelo foi o capitão do Real Madrid no título continental.

Em 2024/25, Brasil ou Argentina garantem mais um espaço para jogadores fora da Europa entre capitães campeões. Isso porque o brasileiro Marquinhos veste a braçadeira no PSG; enquanto Lautaro é o dono do posto na Inter.

Capitães de fora da Europa em títulos da Champions League

  • 1999/00 - Redondo (Argentina/Real Madrid)
  • 2009/10 - Zanetti (Argentina/Inter de Milão)
  • 2021/22 - Marcelo (Brasil/Real Madrid)
Leia também

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.