Ouvindo...

Borussia Dortmund volta à final da Champions após 11 anos e ‘repete’ palco de vice

Equipe alemã retorna a Wembley para decisão contra o Real Madrid neste sábado (1º); estádio foi palco de vice-campeonato traumático

Em 2013, o Borussia perdeu a final da Champions League para o Bayern de Munique em Wembley, mesmo estádio da decisão de 2024

Onze anos depois, o Borussia Dortmund volta ao estádio Wembley para mais uma decisão da Champions League. Neste sábado (1º), a equipe alemã faz a final da temporada 2023/24 contra o Real Madrid, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo e in loco da Itatiaia.

Essa será a terceira final disputada pela equipe alemã, que busca o segundo título na história. A única conquista até então foi em 1996/97, na vitória por 3 a 1 sobre a Juventus.

Leia também

Em 2012/13, Auri-Negros tiveram a chance de fazer história novamente, ainda mais em um confronto “caseiro” diante do Bayern de Munique, principal força esportiva do país. Curiosamente, aquela decisão também foi no estádio Wembley.

A equipe era comandada pelo técnico Jugen Klopp e tinha nomes de peso no elenco, como os atacantes Robert Lewandowski e Marco Reus. A caminhada rumo a final entregou grandes emoções ao torcedor, especialmente na classificação dramática sobre o Málaga-ESP nas quartas de final e a goleada sobre o Real Madrid na fase seguinte.

No dia 25 de maio de 2013, Bayern e Borussia foram a Wembley para a decisão da Champions League, com algum favoritismo indicado aos Bávaros. Em campo, a rivalidade entre as equipes foi provada e a partida foi muito disputada, com gols apenas na etapa final.

Aos 15 minutos do segundo tempo, Mandzukic abriu o marcador para o Bayern de Munique, mas o Borussia Dortmund empatou sete minutos depois, em cobrança de pênalti de Gundogan.

Quando o duelo se encaminhava para a prorrogação, mesmo com boas chances de ambos os lados, o holandês Robben articulou boa jogada e marcou o gol do título do Bayern já aos 44 minutos de jogo. O Borussia até tentou igualar o placar novamente, mas acabou com o vice-campeonato de fora traumática.

Onze anos depois, os Auri-Negros voltam ao estádio Wembley para mais uma decisão, agora diante do Real Madrid, que leva muito favoritismo. Dois jogadores viveram aquele vice-campeonato e poderão tentar a “redenção” neste ano: o zagueiro Hummels e o atacante Reus.

Reus, inclusive, fará neste sábado o último jogo com a camisa do Borussia. Após 12 anos, o jogador não renovará contrato com a equipe e se tornará agente livre aos 34 anos.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.