Itália e Alemanha terão uma vaga extra para as respectivas equipes na edição 2024/25 da
As vagas extras são concedidas pela entidade conforme desempenho das equipes nas atuais competições continentais, incluindo a Champions League, Europa League e Conference League. Os italianos e alemães chegaram a uma pontuação que não pode ser superada por Inglaterra e França, países que vinha na sequência no ranking.
Ambos os países seguem com três equipes nas competições europeias. Na Itália, seguem vivos Roma e Atalanta, na Liga Europa, e Fiorentina, na Liga Conferência. Pela Alemanha, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, na Champions League, e Bayer Leverkusen, na Liga Europa, são os remanescentes.
Nessa quarta-feira (1º), a vitória do Borussia Dortmund sobre o PSG na semifinal da Champions League garantiu a vaga extra dos alemães e acabou com as chances dos franceses, que estão em 4º no ranking da Uefa.
O 3º lugar é justamente da Inglaterra, que tem apenas o Aston Villa vivo na Conference League. Nem mesmo o título da equipe daria uma vaga extra aos ingleses na próxima Champions.
A Uefa criou o ranking para definir duas das quatro vagas extras da competição. As outras duas irão para um campeão nacional e para o país quinto colocado no coeficiente das federações, que considera as últimas cinco temporadas.
Definições das vagas na Alemanha e Itália
Após a confirmação das cinco vagas na Champions League para Alemanha e Itália, também já são conhecidos os participantes na competição da próxima temporada, ao menos no lado alemão: Bayer Leverkusen; Bayern de Munique; Stuttgart; RB Leipzig; e Borussia Dortmund.
Na Itália, por outro lado, cinco clubes ainda brigam por essa quinta vaga, restando cinco partidas para o fim da temporada. No momento, as vagas italianas na Champions seriam ocupadas por: Inter de Milão; Milan; Juventus; Bologna; e Roma.
Atual distribuição das 36 vagas para a próxima Champions League
- Campeão da Champions League 2023/24: 1
- Campeão da Europa League 2023/24: 1
- Itália: 5 (com vaga extra do coeficiente da temporada)
- Alemanha: 5 (com vaga extra do coeficiente da temporada)
- Inglaterra: 4
- Espanha: 4
- França: 3
- Holanda: 2
- Portugal: 1
- Bélgica: 1
- Escócia: 1
- Áustria: 1
- Fase prévia (caminho dos campeões): 5
- Fase prévia (caminho da liga): 2